Chá verde é grande aliado na saúde do coração, diz estudo

0
4657
Chá verde ajuda na saúde do coração

Apesar de o café ser um grande aliado nos treinos, talvez seja hora de dar chance a outra bebida cafeinada. Isso porque, de acordo com o maior estudo já realizado sobre seus efeitos, o chá verde ajuda na saúde do coração quando consumido de maneira periódica, diminuindo o risco de desenvolvermos doenças cardiovasculares.

Como a pesquisa foi feita

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências Médicas de Pequim acompanharam, durante 17 anos, 100.000 participantes com idade média de 50 anos e sem histórico de doenças como infarto, acidente vascular cerebral ou câncer. 

Depois, eles foram divididos em dois grupos: os que tomavam chá verde três vezes (ou mais) por semana e aqueles que tomavam o chá menos de três vezes no mesmo período. 

Resultados a curto prazo

Após aproximadamente sete anos, os cientistas se depararam com ótimos resultados: as pessoas que tomavam o chá regularmente tinham a saúde do coração melhor do que aquelas que não tomavam: 20% menos probabilidade de sofrer de doenças cardíacas ou derrames, 22% menos probabilidade de morrer dessas mesmas doenças e 15% menos chances de morrer de demais problemas de saúde.

Resultados a longo prazo

Passados mais cinco anos dos sete iniciais, os pesquisadores voltaram a contatar os participantes e descobriram que a saúde do coração de quem tomava o chá estava ainda melhor: agora, eles tinham 39% menos chances de sofrer de doenças cardíacas ou derrames, 56% menos chances de morrer dessas mesmas doenças e 29% menos probabilidade de morrer de demais problemas de saúde.

Por que o chá verde ajuda na saúde do coração?

O chá verde é uma rica fonte de polifenóis, antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e câncer.

Outros chás 

Apesar de o estudo ter sido realizado com foco no chá verde, efeitos semelhantes contra doenças cardiovasculares e mortalidade foram encontrados com a ingestão do chá branco e do chá preto. 

Que tal escolher seu preferido entre os três e passar a degustá-lo regularmente? 😉