Teste simples mostra qual músculo do corpo vai crescer mais rápido

0
17431
qual músculo do corpo vai crescer mais rápido

O aumento de massa muscular — também chamado de hipertrofia — é um objetivo praticamente unânime entre quem treina. Imagine o quão incrível seria descobrir qual músculo do corpo vai crescer mais rápido quando você decide se exercitar? De acordo com o Dr. Andrew Huberman, neurobiologista e oftalmologista da Universidade de Stanford, nos EUA, isto é possível.

Durante o podcast The Huberman Lab, o médico falou sobre crescimento e recuperação muscular, e também explicou uma maneira simples de antecipar a rapidez com a qual  determinados músculos do corpo irão crescer. 

“Tem tudo a ver com os neurônios motores superiores, que estão envolvidos no controle deliberado dos músculos”, disse ele. 

Teste: qual músculo do corpo vai crescer mais rápido?

“Percorra todo o seu corpo mentalmente e veja se você consegue ou não contrair independentemente algum ou todos os músculos”, explicou ele. “Então, por exemplo, se você está sentado em uma cadeira ou em pé, veja se consegue ou não contrair o músculo da panturrilha apenas usando os neurônios motores superiores, enviando um sinal para baixo e isolando deliberadamente este músculo”.

Ainda de acordo com Huberman, se você conseguir contrair o músculo da panturrilha, com força, a ponto de parecer que está começando a ter cãibras, como se doesse um pouco, provavelmente tem um bom controle do neurônio motor superior para a panturrilha. 

“Se você puder isolar essa conexão muscular da mente e conseguir contrair os músculos a ponto de ter um pouco de cãibras, há grandes chances de que você tenha um potencial de regular a alto de mudar a força e o tamanho desse músculo caso decida treiná-lo adequadamente”. 

E o contrário também é verdadeiro, segundo ele: se você tem dificuldade em isolar e contrair um determinado músculo, pode achar mais difícil desenvolvê-lo.