Correr um minuto por dia ajuda mulheres a terem ossos mais fortes

0
2276
correr um minuto por dia

É isso mesmo que você leu: correr um minuto por dia é o suficiente para ajudar na saúde óssea de mulheres, de acordo com um estudo publicado pelo periódico médico International Journal of Epidemiology, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Como a pesquisa foi feita

Os cientistas da University of Exeter e da University of Leicester utilizaram informações de um banco de dados médicos de mais de 2.500 mulheres. Depois, compararam seus níveis de atividade com monitores usados no pulso por uma semana, e a saúde óssea das participantes foi medida por meio de ultrassonografia nos ossos do calcanhar.

Resultados do estudo

A autora principal da pesquisa, Dra. Victoria Stiles, professora sênior de Ciências do Esporte e da Saúde na Universidade de Exeter, e sua equipe descobriram que as mulheres que faziam rápidos “tiros” de atividades de alta intensidade com suporte de peso corporal (basicamente, uma corrida de ritmo médio para mulheres mais jovens e corridas leves para mulheres mais velhas) tiveram uma saúde óssea 4% melhor do que aquelas que faziam menos de um minuto por dia.

E, aparentemente, quanto mais você faz, melhor: os pesquisadores descobriram, ainda, que as mulheres que faziam mais de dois minutos por dia tinham uma saúde óssea 6% melhor.

Vale a pena começar a correr?

A saúde óssea é importante porque, além de seus ossos ajudarem a sustentar seu corpo, ter ossos fortes reduz o risco de desenvolver osteoporose e fraturas à medida em que você envelhece. Portanto, fortalecê-los agora irá trazer benefícios de saúde no futuro.

Embora 4% possa não parecer muito, é um indicativo de uma grande conexão entre este tipo de exercício e ossos mais fortes. “Há uma ligação clara entre este tipo de exercício de alta intensidade com suporte de peso corporal e uma melhor saúde óssea nas mulheres”, diz a Dra. Victoria.

Agora não tem mais como adiar a melhora da sua saúde colocando a culpa na falta de tempo, certo? 😉 

Marque já seu treino na Bio clicando aqui! Quer uma dica? A aula de Race é incrível e pode te ajudar muito nesse objetivo!