Cuscuz nordestino é saudável? Confira receita de micro-ondas

0
839
Cuscuz nordestino

O alimento tem dado o que falar. Mas você sabia que o cuscuz nordestino carrega alguns benefícios? Entenda

O cuscuz nordestino, prato típico que difere bastante da versão paulista, caiu nas graças do povo depois de sua participação em um reality show brasileiro. Mas gerou algumas dúvidas em relação às suas vantagens nutricionais. Por isso, pedimos ajuda à nutri Fúlvia G. Hazarabedian, head do programa Bio Nutri, para desvendar o alimento:

Quais os benefícios do cuscuz nordestino?

Feito a partir do milho, ele é uma fonte de carboidrato complexo — aquele que não gera picos de glicemia no sangue e mantém a saciedade por mais tempo. Além disso, não contém glúten, o que o torna um bom substituto do pão.

A profissional explica que ele também é rico em zinco, magnésio, selênio, vitaminas A e do complexo B, como a colina (neurotransmissor importante para a memória e atividade dos músculos). “E possui antioxidantes e fibras, que auxiliam o trânsito intestinal e diminuem o colesterol.”

Qual a melhor hora do dia para comer?

Geralmente, as pessoas consomem o cuscuz nordestino no café da manhã ou no lanche da tarde. Mas Fúlvia afirma que ele também funciona como pré ou pós-treino! “Deve ser ingerido com alimentos que contenham proteínas, como carnes (atum e frango, por exemplo), ovos e queijos magros”, diz.

Uma porção de 35 gramas de milho flocado (matéria-prima do prato típico) rende uma refeição pequena de aproximadamente 100 gramas e 115 calorias. Desses, 25g são carboidratos, 2g proteínas e 2g fibras.

É claro que vale apostar na moderação. “Se usado em grandes quantidades e combinado com manteiga, margarina ou outros itens gordurosos, pode facilitar o ganho de gordura”, alerta Fúlvia. Uma dica? Adicionar chia à massa para potencializar ainda mais a saciedade.

Receita de cuscuz nordestino de micro-ondas

Não tem a cuscuzeira em casa? A panelinha própria para o preparo do alimento é bem prática, mas dispensável. Confira uma alternativa fácil e rápida:

Ingredientes:
  • 1/2 xícara de farinha de milho em flocos (milho flocado);
  • Sal a gosto;
  • Água.
Modo de preparo:

Em uma caneca, coloque a farinha flocada e o sal. Misture e adicione água até ela atingir o mesmo nível do milho. Cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos. Depois retire o pano, cubra a caneca com um pires e leve ao micro-ondas por cerca de um minuto e meio.