Muito além da culinária: os poderes do orégano para sua saúde

0
138449
os benefícios do orégano

O orégano, aquele tempero que dá um sabor incrível a diversos pratos, é uma erva aromática originária da região mediterrânea. Ele é utilizado principalmente nas culinárias italiana e portuguesa. Além de se dar bem na maioria dos climas e ser tolerante à seca, também é naturalmente resistente a doenças e pragas. Mas, hoje, vamos te contar os benefícios do orégano para a saúde.

Os benefícios do orégano para a saúde

De acordo com Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e head da plataforma de nutrição Bio Nutri, os principais benefícios do orégano são:

  • Ajuda no relaxamento muscular 
  • Auxílio na digestão e absorção de nutrientes 
  • Combate às flatulências 
  • É rico em vitaminas como A, E e K, além de ser fonte dos minerais zinco, ferro, magnésio, cálcio e potássio e de ômega 3.

E não para por aí: alguns mostram que as maravilhas da erva vão mais além.O orégano tem sido estudado como inibidor de inflamação da pele e alívio para os sintomas de infecção do trato respiratório superior, como dor de garganta.

Propriedades anti-inflamatórias

Uma pesquisa mostrou que o timol, substância presente no óleo essencial de orégano, tem atividades antifúngicas contra espécies de Candida que se proliferam na cavidade oral, enquanto um estudo em cães ressaltou que o óleo de orégano exibiu atividade antibacteriana e antifúngica contra infecções de ouvido resistentes a medicamentos. 

Tudo isto, de acordo com Fúlvia, é devido a um composto chamado carvacrol, que atua diretamente no tecido adiposo branco, diminuindo a inflamação.

Atributos antioxidantes

Além de todos os benefícios já listados, tanto o orégano quanto seu óleo essencial possuem propriedades antioxidantes por serem ricos em carvacrol e timol. Essas substâncias ajudam as células a combater os danos causados pelos radicais livres e a prevenir o envelhecimento precoce de nossas células. 

Como consumir o orégano para obter seus benefícios

Você pode consumi-lo em sua forma fresca ou seca, usando suas folhas como temperos de legumes e verduras, ou até mesmo na finalização de pratos e saladas.