Os benefícios do pinhão — e como prepará-lo

0
4805
Benefícios do pinhão

Você já experimentou pinhão? Aqui no Brasil, o termo se refere às sementes da Araucária, árvore nativa e de grande importância econômica e cultural no sul e no sudeste do país. E os benefícios do pinhão para a saúde são vários, como você verá logo adiante.

Encontrado mais facilmente de março a agosto, o pinhão se forma dentro de uma pinha —espécie de “cone” da planta— fechada. Com o passar do tempo, ela vai se abrindo até liberar o pinhão.

Os pinhões são dotados de uma espécie de película, que se descola da pinha madura e faz com que as sementes sejam espalhadas pelo vento, iniciando o processo de crescimento de um novo pinheiro. 

Estas sementes, compostas de casca e da amêndoa em si, são ricas fontes de nutrientes, e por isso você deve considerar seriamente a opção de adicionar a iguaria em seu dia a dia. 

Os benefícios do pinhão

De acordo com Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e head da plataforma de nutrição Bio Nutri o pinhão é fonte de fibras, proteínas, carboidratos e minerais como cálcio, potássio, ferro e zinco. Seus benefícios?

1 – Ajuda no bom funcionamento do intestino;

2 – Controle do colesterol;

3 – Auxilia no combate à fadiga, tensão muscular e falta da energia;

4 – Eliminação de sais biliares (secreção externa do fígado que consiste de ácidos orgânicos excretados no intestino delgado. Sua principal função é facilitar a dissolução das gorduras, ajudando na digestão e na eliminação de toxinas do corpo);

5 – Melhora e reforço do sistema imunológico;

6 – Auxilia na prevenção de doenças do coração;

7 – Gera sensação de saciedade devido às boas quantidades de carboidratos complexos;

8 – Ajuda a evitar o envelhecimento das células devido à sua alta concentração de antioxidantes.

Pinhão: como preparar

Existem diversas formas de preparo do pinhão, que, além de assado ou cozido, pode ser utilizado como ingrediente para outras receitas.

Para o BIO Blog, Fúlvia preparou uma receita nutritiva, fit e gostosa de bolo de pinhão.  Anote:

Bolo de Pinhão

Ingredientes:

  • 1 xícara de pinhão cozido, moído e triturado
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral ou de arroz
  • ¼ de xícara de óleo (preferencialmente de coco)
  • 1 xícara de leite desnatado, de coco ou de amêndoa
  • 1 colher de fermento
  • 4 ovos inteiros

Modo de preparo:

Em uma batedeira, bata todos os ingredientes em velocidade alta. Coloque em uma forma untada e leve ao forno numa temperatura de 180 graus por cerca de 30 minutos. Bom apetite!