Os principais benefícios do amendoim (e uma receita deliciosa!)

0
11585
benefícios do amendoim

Pé-de-moleque, paçoca, pé de moça…estas são apenas algumas das delícias possíveis de serem feitas com amendoim, um dos ingredientes queridinhos das festas juninas. Além de muito saboroso, existem inúmeros benefícios do amendoim para nossa saúde.

Benefícios do amendoim

Conversamos com Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e head da plataforma de nutrição Bio Nutri, para desvendar os principais benefícios do amendoim para nossa saúde. 

1 – Aliado da dieta

O amendoim é um alimento rico em gorduras e proteínas, e não contém carboidratos. Consumido com moderação, pode ser um ótimo aliado para a dieta. Para quem visa o emagrecimento, porém, a quantidade deve ser bastante controlada, pois apesar de seus benefícios, é um alimento com bastante calorias.

2 – Previne doenças cardíacas

O amendoim é rico em fibras e antioxidantes, em especial o resveratrol, que auxilia na prevenção dos prejuízos causados pelos radicais livres e ajuda no reparo de danos ao músculo cardíaco.

O grão também possui gordura monoinsaturada (“gordura boa”), que ajuda no transporte do colesterol dos tecidos para o fígado — órgão que irá eliminá-lo do organismo —, e diminui as chances de desenvolvermos doenças do coração.

3 – Controla o colesterol

Como dito no tópico acima, o amendoim é fonte de gorduras insaturadas, que são consideradas “gorduras boas”. Elas também são de grande auxílio no controle do colesterol.

4 – Promove sensação de saciedade

Como o amendoim é um alimento com poucos carboidratos por porção, tem um índice glicêmico baixo — promovendo, assim, a sensação de saciedade, mas sem resultar em grandes alterações na glicemia do nosso sangue.

5 – Auxilia na hipertrofia muscular

Em 100g de amendoim há cerca de 560 calorias. Por ser composto de substâncias como proteínas, é bom para quem deseja hipertrofia muscular. Além disso, as gorduras insaturadas também contribuem para manter regulada a produção de hormônios como a testosterona e o do crescimento, conhecido como “GH”.Esses hormônios são anabólicos, auxiliando no ganho de massa muscular e no emagrecimento.

Cuidados com o amendoim

De acordo com Fúlvia, o amendoim pode conter aflatoxinas, que são substâncias tóxicas produzidas por um fungo que coloniza a plantação de amendoim. Essas toxinas podem causar danos agudos e crônicos, como o câncer de fígado. “Por isso, é preciso sempre estar atento à procedência da oleaginosa, Além disso, ele pode possuir muito sódio quando comercializado torrado e salgado. Atente-se aos rótulos e procure produtos clean label, também chamados de “rótulos limpos” — aqueles com uma lista curta e clara de ingredientes, e com menos aditivos artificiais como conservantes, corantes, saborizadores e aromatizantes)”, explica ela.

Receita fit com amendoim

Depois de conhecer todos os benefícios do amendoim, nada melhor do que uma receita para saboreá-lo! Para o BIO Blog, eis a sugestão de Fúlvia:

Pé de moleque

Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de açúcar de coco ou mascavo
  • 1/2 xícara (chá) de melaço de cana-de-açúcar ou mel
  • 1 xícara (chá) de amendoim torrado, sem sal e sem casca
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de noz-pecã ou outra oleaginosa
  • Óleo de coco para untar

Modo de preparo

Coloque em uma panela o açúcar, o melaço de cana-de-açúcar e a água, e esquente em fogo baixo. Mexa algumas vezes durante 10 minutos até formar uma calda. Em seguida, acrescente os demais ingredientes e mexa até a mistura engrossar e soltar da panela. Despeje tudo em uma forma antiaderente untada com óleo de coco. Espalhe a mistura na forma e aperte bem. Leve à geladeira por 30 minutos. Para servir, corte o pé de moleque em pedaços.