Quer uma vida longa? Exercícios físicos são mais importantes do que perder peso

0
1996
Exercícios físicos são mais importantes do que perder peso

Se você deseja viver bastante, e com saúde, saiba que os exercícios físicos são mais importantes do que perder peso — principalmente se você estiver obeso ou com sobrepeso. Esta foi a conclusão de um estudo recente, publicado na revista iScience.

De acordo com a pesquisa, na qual foram analisados resultados de centenas de estudos anteriores sobre perda de peso e exercícios, pessoas obesas geralmente diminuem seus riscos de doenças cardíacas e morte prematura ganhando condicionamento físico — muito mais do que  perdendo peso ou fazendo dieta.

O risco de morte prematura diminui em 30% ou mais entre quem pratica exercícios. “Em termos de risco de mortalidade, é melhor aumentar sua atividade e melhorar o condicionamento físico do que perder peso intencionalmente”, disse Glenn Gaesser, professor de fisiologia do exercício da Universidade Estadual Arizona, nos EUA, e coautor do estudo.

De acordo com o pesquisador, essa melhora geralmente coloca as pessoas em menor risco de morte precoce do que aquelas que têm peso normal, mas estão fora de forma. Já nas pessoas com sobrepeso que perdem quilos com dieta, o risco de morrer precocemente cai cerca de 16%, mas não em todos as pesquisas. Alguns estudos citados na nova revisão mostraram que a perda de peso entre pessoas obesas não diminui em nada os riscos de mortalidade.

“A principal lição da nova revisão é que você não precisa perder peso para ser saudável. Mas tem que praticar atividade física”.