Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental.

0
2678

Janeiro é o mês da conscientização da saúde mental.  O movimento Janeiro Branco foi criado justamente com esse propósito: chamar atenção para a importância em cuidar da saúde mental.

O exercício físico é fundamental para a saúde mental. Estudos comprovam que a prática regular de exercícios físicos tem um efeito positivo no humor e na redução dos sintomas de depressão e ansiedade. Ao se exercitar, o corpo libera endorfinas, neurotransmissores que produzem sentimentos de bem-estar e satisfação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental e do corpo são áreas interdependentes na vida de um indivíduo, portanto, precisam da mesma atenção. 

A falta de cuidado com a saúde mental pode se manifestar através de sintomas físicos. É muito comum que isso aconteça quando o estresse, ansiedade e pessimismo sobressaem.

O Brasil ocupa a primeira posição no que se refere à ansiedade. Além disso, os dados mostram que 44,8% da população não realiza o mínimo de atividade física recomendado pela OMS, que seria de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou entre 75 e 150 minutos de atividade física intensa por semana, para adultos.

“O equilíbrio do corpo e da mente é o segredo para se manter saudável, realizar exercícios físicos favorece a autoestima, o autoconceito, a imagem corporal, as funções cognitivas e de socialização. Para mais, os movimentos realizados durante as atividades físicas auxiliam na liberação de endorfinas e serotoninas no cérebro, que são neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade”, explica Guilherme Leme, gerente técnico da Bio Ritmo

Conheça as aulas Body & Mind Bio Ritmo

Vydia – conta com três tipos de yoga: Air Yoga, Hot Yoga e Yoga Meditação, treinos para quem busca mais leveza para a vida e afastar de vez o estresse do dia a dia. 

Flow – é um treino Body & Mind fluído, que trabalha alongamento, flexibilidade e mobilidade articular, em uma experiência que alivia o stress e as dores do corpo.

Bio Pilates – mescla exercícios de flexibilidade e força a partir do trabalho da musculatura que envolve nosso centro de gravidade e equilíbrio. 

Além dos exercícios físicos, você também pode mudar alguns hábitos em sua rotina.

1º passo – Crie uma rotina!

Melhore a sua alimentação – a Bio conta com o programa Bio Nutri, onde desenvolvemos um plano de alimentação personalizado, focado em seus objetivos e necessidades.

Faça exercícios físicos – independente da aula que você escolher, a prática de exercícios ajuda na ansiedade, melhora a disposição e traz qualidade de sono.

Rotina de sono saudável – o sono de qualidade reduz o cansaço físico, mental e a sensação de esgotamento. Além de melhorar o seu humor e disposição durante o dia.

Me time –  Procure incluir na rotina alguns minutos para esvaziar a cabeça e use os fins de semana para descansar e se divertir.

“Eu tinha muita dificuldade de manter exercício físico na minha rotina. Descobri que o estímulo da endorfina antes de começar meu dia alinha meus pensamentos, minha energia e emoções. Quando a sua primeira escolha do dia é cuidar de você (fazendo uma boa refeição, cuidando do corpo e mente, fazer um exercício que você gosta) intenciona o resto do meu dia a uma direção melhor”, contou a influenciadora, Caroline Mauro.

Portanto, é essencial a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental e física. Para isso, é importante praticar exercícios físicos regularmente, procurar ajuda profissional quando necessário, além de buscar momentos de lazer e relaxamento, buscando experiências de bem-estar e satisfação.

Compartilhe essa matéria para aquela pessoa que você sabe que precisa começar a cuidar da saúde física e mental. Além disso, você também pode fazer com que ela viva a experiência de treinos Bio Ritmo com você!

Aproveite e agende seu treino de hoje!