Teoria do Terceiro Lugar: conexões que trazem benefícios para a saúde

0
884

Além da casa e do trabalho, é preciso ter um terceiro ambiente de convivência. Um lugar onde cada um se sinta pertencente e consiga se conectar com pessoas que compartilham dos mesmos interesses. Essa é a principal vertente defendida pela Teoria do Terceiro Lugar. 

A ideia defende que, para uma existência mais saudável, é preciso integrar ambientes — públicos ou privados — de convivência social, que construam um senso de comunidade entre os frequentadores. Onde seja possível praticar bons hábitos, realizar trocas, criar e fortalecer laços.

Esses lugares podem ser os mais diversos, pois dependem do seu estilo de vida. Inclusive, é muito possível que você já frequente um sem ter conhecimento de tal propósito: academias, clubes, cafeterias, espaços culturais, entre outros, por exemplo. Vamos conhecer a importância deles?

Uma forma de se conectar com o mundo 

Desenvolvida na década 1980 pelo sociólogo Ray Oldenburg e publicada em seu livro “The Great Good Place” (1989), a Teoria do Terceiro Lugar propõe que nossa qualidade de vida é fortemente impactada pelo aspecto social, defendendo que precisamos de ambientes para nos relacionarmos com outras pessoas de maneira regular. Sejam espaços indoor ou outdoor, o importante é manter interações sociais de forma contínua, integradas à sua rotina.

Existente há mais de 30 anos, a Teoria tem ganhado cada vez mais relevância nos dias de hoje. Na era digital em que vivemos, a tecnologia, apesar de nos conectar virtualmente, pode acabar nos distanciando fisicamente.

Hoje, é comum grupos em aplicativos de mensagens tomarem o lugar de rodas de conversas que, anteriormente, aconteciam em encontros pessoais. O imenso volume de conteúdos disponíveis para consumo no universo online também pode ter relação com isso. Em meio a tantas opções perante às telas, muitas vezes, atividades fora de casa podem se tornar menos atrativas. E é claro, não podemos esquecer da influência que a pandemia da COVID-19 exerceu na sociedade como um todo.

O impacto da não-socialização na saúde mental 

Cerca de 23 milhões de brasileiros (12% da população) apresentam algum tipo de transtorno mental e que foi agravado no início da pandemia da COVID-19, segundo um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicado no jornal Estado de Minas.

Um estudo realizado pela Kaiser Family Foundation (KFF) em julho de 2021 descobriu que 41% dos adultos nos Estados Unidos relataram pelo menos um sintoma de saúde mental também relacionado à pandemia. Além das preocupações com a saúde física e incerteza econômica, um dos motivos mais mencionados para o desenvolvimento de tais problemas foi o isolamento social.

Dessa forma, é possível considerar a importância da socialização e do Terceiro Lugar proposto por Oldenburg, não só para o desenvolvimento humano, como também para a manutenção da saúde mental. 

Onde você encontra o equilíbrio? 

Para entendermos melhor a importância do Terceiro Lugar, a OMS define o conceito de saúde como “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.”. Ou seja, tudo está conectado e um aspecto influencia no outro, sendo o social um deles.

No mês da saúde, trazemos o ideal de Bio Zone – zonas de autocuidado. Além do nosso próprio corpo, elas também são todo e qualquer espaço que faça parte da nossa vivência, onde podemos obter mais bem-estar, harmonia e qualidade de vida. 

Você já tem um Terceiro Lugar no seu dia a dia? Que tal transformá-lo em uma das suas Bio Zones? Basta levar consigo o objetivo de se beneficiar desse ambiente o máximo possível para seu desenvolvimento. Se o seu Terceiro Lugar é a academia, por exemplo, o primeiro passo pode ser manter a constância e desfrutar de tudo que ela tem a oferecer, não somente dos treinos, mas também, dos relacionamentos.

Cada escolha feita no seu dia a dia impacta diretamente na busca pelo equilíbrio. Seja na saúde do corpo e da mente, no âmbito pessoal, profissional ou social, nos tornamos o resultado do que escolhemos para nossas vidas. 

Vamos embarcar juntos nessa jornada?

Se você ainda não tem um Terceiro Lugar na sua vida ou busca incluir outros, que tal um espaço de autocuidado e socialização como a Bio Ritmo? Abra-se a um universo de possibilidades e, a cada passo, descubra o equilíbrio na Bio Zone.

Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as novidades do universo da saúde e bem-estar.