Treino de Força para Corredores.

0
6729
Chocolate Burn

Se você é um runner que está se preparando para encarar o desafio da meia maratona ou busca superar os 5km, saiba que o treino de força é um aliado poderoso para alcançar seu objetivo. Enquanto a resistência cardiovascular é fundamental para enfrentar longas distâncias, aprimorar a força muscular é a chave para melhorar a performance. Por isso, nosso gerente técnico, Guilherme Leme, separou um treino para elevar seu poder e cruzar a linha de chegada em grande estilo.

Potencializando a Força Muscular

Para fortalecer seus membros inferiores, recomendamos incluir Agachamentos e Leg Press com cargas mais elevadas e menos repetições (3 a 6). “Esses exercícios ajudam a desenvolver a musculatura das pernas, proporcionando maior estabilidade durante a corrida”, explica Guilherme Leme.

Ganhe Potência com Saltos

Adicione exercícios de potência ao seu treino, como os saltos verticais e horizontais. Esses movimentos explosivos melhoram sua capacidade de aceleração e são especialmente úteis em sprints e corridas com mudanças rápidas de ritmo.

Cuide dos Posteriores da Coxa

Os posteriores da coxa desempenham um papel vital na corrida, por isso não deixe de dedicar atenção a eles. A mesa flexora é uma excelente opção de exercício isolado para fortalecer essa região, prevenindo dores e lesões ao correr.

Estabilizando Músculos e Cintura Escapular

Mantenha a estabilidade durante suas corridas ao fortalecer os músculos estabilizadores e da cintura escapular. Exercícios como remadas curvadas e desenvolvimentos trabalham em conjunto esses segmentos, proporcionando uma postura mais eficiente e segura.

Atenção Especial à Musculatura da Perna

“Recomendo também uma atenção ao músculos da perna, especificamente o tríceps sural e o tibial anterior, pois são extremamente utilizados na corrida e a falta de força nesses grupos pode causar dor e desconforto ao correr. Exercícios de flexão plantar em máquina com pesos mais altos e dorsiflexão com ajuda de elástico podem ajudar muito os praticantes frequentes da modalidade.”

Agora que você conhece os exercícios e o tipo de treino recomendado para melhorar sua performance na corrida, é hora de colocar em prática! Lembre-se de sempre contar com a orientação de um dos nossos professores para adaptar os exercícios às suas necessidades individuais.

Dicas para potencializar seu treino.