Quanto tempo deve durar um treino?

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Tempo de treino ideal? Você não precisa passar horas na academia (ou em casa) para gastar muitas calorias ou fortalecer. Sessões curtas e intensas são tão boas quanto! Entenda

De acordo com as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto sem contraindicações precisa fazer, semanalmente, de 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou 75 a 150 minutos de exercícios intensos para deixar de ser considerado sedentário.

Esses números servem como parâmetro para a manutenção da saúde. Mas o profissional de educação física Diego Villalobo, gerente de departamento técnico da Bio, explica que, quando falamos em eficiência (seja para performance, queima calórica ou até hipertrofia), o tempo de treino tende a variar.

“Não podemos dizer que a melhor sessão é a mais longa. Mas também não podemos falar que sessões mais curtas são mais efetivas”, afirma. Isso porque outras variáveis, tão importantes quanto, costumam estar envolvidas no resultado: período de recuperação, quantidade de repetições, intensidade e carga.

Tempo de treino e gasto calórico

Já pode esquecer a ideia de que, para atingir a sua meta, você precisa ficar horas e horas na academia todos os dias. O que conta mesmo é o seu esforço! “É claro que treinos mais longos têm grandes gastos calóricos porque o tempo de execução é maior. Mas os curtos e de maior intensidade exigem que o corpo se adapte e utilize diferentes fontes de energia para acompanhar o ritmo da aula”, diz Diego.

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Segundo ele, para escolher a opção ideal para você, vale levar em conta a disponibilidade da sua agenda e a sua preferência. “O HIIT (high intensive interval training), é uma alternativa curta com ótimos benefícios. Nele, a duração da recuperação tem que ser menor que a de realização de um exercício”. O que potencializa a queima de gordura corporal e o consumo de energia até horas depois.

O que o profissional recomenda:

  • 4 treinos de 20 minutos por semana (com intensidade alta);

ou

  • 3 treinos de 50 minutos por semana (com intensidade moderada).

“Ambos oferecem ótimos benefícios e são eficientes de acordo com o objetivo final.”