5 dicas para manter a motivação no treino

0
2789
Motivação no treino

Cansado(a) de deixar as aulas de lado porque dormiu demais ou ficou com preguiça? Então não perca os conselhos de um especialista da Bio para ter mais motivação no treino

O despertador toca, e você ativa o modo soneca tantas vezes que, quando percebe, já perdeu o horário da sua sessão de exercícios! Para algumas pessoas, a cena infelizmente é mais comum do que deveria. Mas dá para manter a motivação no treino em alta com a ajuda de algumas dicas.

Leia mais: Como conciliar agenda lotada e treinos?

Quem explica cada uma delas é o profissional de educação física Luan Rodrigues, gerente de Departamento Técnico da Bio Ritmo:

Como manter a motivação no treino

1 – Priorize uma rotina

Nosso organismo tende a funcionar muito bem quando seguimos uma rotina, com horários para acordar, para comer, para descansar… E para treinar, é claro! “Além disso, é importante manter alguns hábitos. Se você está em home office, por exemplo, vale colocar roupas que usaria no escritório, ou evitar trabalhar em locais onde dorme (quarto ou sofá)”, aconselha Luan.
Ele diz que o mesmo vale para a atividade física: nada de malhar de pijama — seu cérebro fará uma melhor associação com o treino se você escolher roupas esportivas.

2 – Faça o que gosta

Um dos principais inimigos da motivação no treino é praticar algo que não gostamos, ou muito difícil para nosso condicionamento. Ainda não encontrou sua modalidade preferida? O treinador sugere começar com os exercícios funcionais, que utilizam o peso do próprio corpo (como o Race, da Bio).

3 – Aposte nos treinos coletivos (mesmo que online!)

Muita gente sente falta do convívio social proporcionado pelas aulas coletivas — e não tem vontade de suar sozinho. “É muito comum vermos amizades sendo formadas nos treinos em grupo”, afirma o profissional.
Na Bio, isso não é um problema: as sessões do Bio Class são feitas via Zoom para você poder interagir com o professor e ter companhia!

4 – Varie os estímulos

Apesar do nosso corpo gostar da rotina, fazer sempre as mesmas coisas todos os dias pode cansar. Por isso, varie um pouco as modalidades (faça treinos de força em alguns dias da semana, e cardiorrespiratórios nos outros, por exemplo). “Dessa forma, seus exercícios não ficam limitados e monótonos”, diz Luan.

5 – Tenha uma alimentação equilibrada

Encher o prato com os nutrientes certos evita acúmulo de energia e garante mais disposição. Pense com carinho nas suas refeições pré-treino: elas fazem toda a diferença.