Conheça as aulas que fazem sucesso na Bio Ritmo do Rio de Janeiro

0
2441
Aulas da Bio Ritmo no Rio de Janeiro

Burn, Torq ou Vidya: qual das aulas da Bio Ritmo no Rio de Janeiro mais se encaixa no seu perfil?

Queimar muitas calorias em 30 minutos, pedalar quilômetros sem sair do lugar ou buscar o equilíbrio entre corpo e mente. As aulas da Bio Ritmo no Rio de Janeiro agradam todos os públicos!

Se você vive na capital carioca, não pode deixar de experimentar todas para descobrir quais mais se encaixam no seu estilo. Mas, para começar, confira um resumo das mais requisitadas nas unidades Pepê e Metropolitano Barra:

Três aulas da Bio Ritmo no Rio de Janeiro para testar!

1 – Torq

Treino de bike indoor que melhora a resistência cardiovascular (e, consequentemente, o condicionamento físico), a potência e o fortalecimento dos membros inferiores. Cada sessão dura, em média, 45 minutos, conta com um aquecimento (dois a cinco minutos) e três blocos de estímulos intensos, divididos por intervalos de recuperação de cerca de um minuto e meio cada.

O Torq é ótimo para quem ama um desafio e quer aumentar a queima de calorias: cada aula pode consumir de 300 a 600! “Você pode ajustar a carga da bike para que o exercício fique mais ou menos intenso, e o equipamento calcula o restante — distância e gasto calórico médio”, diz o profissional de educação física Diego Bellotti, da Bio Ritmo.

E boa notícia para quem sofre com dores nas articulações: por gerar pouco impacto, a prática não sobrecarrega joelhos ou quadril. “O único cuidado que devemos ter é o de respeitar os limites do corpo. Apesar de ser uma atividade que praticamente todo mundo pode fazer, é importante conversar com o professor e pegar leve na sua primeira aula para conseguir completá-la até o final”, aconselha o profissional.

Você precisará somente do básico — uma garrafinha d’água, uma toalhinha e, é claro, a máscara. “Ciclistas mais experientes apostam em sapatilhas e assentos com espuma para deixar o exercício ainda mais confortável. Mas a gente sempre brinca que as únicas coisas que você precisa mesmo para o Torq são um pouco de ódio e muita força de vontade!”

2 – Vidya

Nas salas do Vidya, você vai encontrar três modalidades diferentes: a yoga tradicional, a air yoga (feita em tecidos suspensos no teto) e a hot yoga (do tipo Vinyasa, mais dinâmico e fluido que o clássico, e praticado em um ambiente aquecido a 40°C).
As aulas têm em torno de uma hora. Dentre seus benefícios estão o alongamento e fortalecimento do corpo todo, mais concentração no trabalho, autoconhecimento, consciência corporal e menos stress.

A queima calórica tende a variar bastante. Isso porque as sessões mais relaxantes, por exemplo, mandam embora de 100 a 150 calorias. Já a hot yoga, que costuma ser mais intensa, pode atingir 400 calorias. “No geral, todos podem praticar. Mas algumas pessoas com lesões específicas precisam evitar certas posturas e movimentos. Já a hot yoga não é indicada para grávidas, quem passou por cirurgias ou tem queimaduras recentes”, explica Mariana Michelin, professora da Bio Ritmo e coordenadora dos estúdios Vidya.

Com relação ao mat e acessórios (cintos e blocos), pode ficar despreocupado(a), as unidades da Bio Ritmo no Rio de Janeiro providenciam para você!

3 – Burn

Já imaginou continuar queimando calorias até 24 horas depois de fazer o treino? É o que acontece no Burn, que usa a metodologia HIIT (High Intensity Interval Training, ou treino intervalado de alta intensidade). “A aula, de 30 minutos, mescla momentos de alta frequência com momentos de baixa frequência. Isso faz com que o organismo trabalhe mais rápido e queime gordura”, explica a profissional de educação física Claudia Vieira, da unidade Metropolitano Barra.

Em meia hora, você vai suar muito. Por ser feita em circuito, os alunos se revezam entre diferentes exercícios: remo, bike, movimentos calistênicos (feitos com o peso do corpo), ou movimentos com halteres, kettlebells, sandbags (todos eles fornecidos nas aulas da Bio Ritmo no Rio de Janeiro!)…

Desse modo, diferentes grupos musculares são exigidos. “Os principais benefícios incluem emagrecimento, melhora do condicionamento físico e do sistema cardiorrespiratório, definição muscular e, dependendo do caso, até ganho de massa magra”, diz Claudia. Qualquer pessoa com liberação médica pode fazer, mas é muito importante respeitar os próprios limites, principalmente no começo. “Avise o professor caso tenha alguma condição ou lesão. Ele irá adaptar os movimentos para deixar a prática mais segura.”