6 alimentos para o cérebro e seus benefícios

0
3726
alimentos para o cérebro

Nossa especialista conta o que você deve incluir no prato para melhorar o funcionamento do órgão. Confira 6 alimentos para o cérebro!

Você sabia que a saúde mental tem tudo a ver com o que a gente come? A nutrição é muito importante para ajudar a manter o equilíbrio da mente e a melhorar o raciocínio e o aprendizado. A nutricionista Fúlvia G. Hazarabedian, head do programa Bio Nutri, explica melhor. A seguir, ela elenca seis alimentos para o cérebro e fala quais são os principais benefícios de cada um. Não perca:

6 alimentos para o cérebro

1 – Peixes

A maioria das espécies é rica em ômega 3, um ácido graxo poli-insaturado também conhecido como “gordura boa”. “Ela é uma das principais gorduras que compõem a estrutura do nosso cérebro. Por isso, é fundamental para a formação da cognição, para a manutenção do sistema nervoso e para a construção de neurônios (células responsáveis pela transmissão de informações)”, diz a profissional.

Conforme envelhecemos, os níveis da substância no organismo diminuem — o que aumenta os riscos de Alzheimer, Parkinson e esclerose lateral amiotrófica (ELA). Nesses casos, mais do que apostar nos peixes na fase adulta, é preciso que se tenha investido neles durante o processo de formação: filhos de mães suplementadas com ômega 3 na gravidez apresentam melhores processamento mental, aprendizado, memória e desenvolvimento psicomotor, afirma Fúlvia.

2 – Cúrcuma (açafrão-da-terra)

A raiz lembra o gengibre, pode ser encontrada em pó e é um dos alimentos para o cérebro mais potentes. Isso porque contém curcumina, um anti-inflamatório e antioxidante que aumenta a síntese de DHA (ácido docosahexaenóico, uma forma de ômega 3) no cérebro e no fígado. “O que pode ter efeitos ansiolíticos e calmantes.”

3 – Abacate

As gorduras monoinsaturadas presentes na fruta também são consideradas “boas” para o corpo. Além de auxiliarem na redução da pressão arterial, Fúlvia conta que elas combatem a deterioração cognitiva.

Mas o abacate também possui outros nutrientes, como a vitamina E, com ação antioxidante e potencializadora das vitaminas C e A. “Já os minerais folato e o magnésio estimulam o cérebro e reduzem as inflamações no órgão.”

4 – Vegetais e folhas verde-escuras

Ama couve, espinafre e brócolis? Boa notícia: eles também são bons alimentos para o cérebro! Dentre as substâncias presentes neles, podemos citar a luteína, as vitaminas K, B6 e B9 e o betacaroteno. “Elas afetam a regulação da glicose no cérebro e são necessárias para a síntese de neurotransmissores como a dopamina, serotonina e melatonina [hormônios do bem-estar], que reduzem sintomas de depressão e stress”, afirma a profissional.

5 – Nuts

Amêndoas, nozes e castanhas no geral são grandes aliadas! Cheias de nutrientes e ácidos graxos, elas dão aquele reforço na memória e protegem as artérias. “Sem contar que possuem magnésio, essencial para o relaxamento e o funcionamento cerebral.”

6 – Ovo

Que o ovo é uma fonte de proteína de qualidade, você provavelmente deve saber. Mas ele é mais do que isso: cheio de nutrientes (vitaminas A, B12, B5, B9 e selênio), ele garante as matérias-primas (colina, triptofano e fenilalanina) para alguns neurotransmissores. “Durante a gestação, a colina é muito importante para a formação do tecido cerebral. Já o triptofano ajuda a produzir serotonina, que regula o sono e promove o bom humor. A fenilalanina, por sua vez, forma a tirosina, responsável pelo equilíbrio mental e psicológico.”