Sente sono após o almoço? 6 dicas para recuperar a energia.

0
4744
Almoço saudável

Quem nunca se permitiu aproveitar um soninho revitalizante após o almoço?

Você sabia que aquela sensação de cansaço e sonolência após as refeições tem até um nome técnico? É a chamada “sonolência pós-prandial”. Mas não se preocupe, é um fenômeno totalmente normal. Aliás, em muitos lugares, ainda é comum tirar uma soneca após o almoço, como no hábito da “siesta”. Até as crianças pequenas costumam dormir após comer. No entanto, na correria do dia a dia nem sempre temos a liberdade de desfrutar desses momentos de descanso. Mas não se preocupe, vamos compartilhar 6 dicas para evitar o sono após o almoço e recuperar a sua energia.

6 dicas para recuperar a energia

1 – Entenda por que ocorre o sono pós-refeição

À medida que você se alimenta, ocorre um aumento do fluxo sanguíneo no sistema digestivo, reduzindo o suprimento de sangue e oxigênio no cérebro. Isso é o que causa a sonolência após comer.

2 – Alimentos que podem causar sono

Alimentos ricos em triptofano, como leite, carnes, peixes, queijos, cereais e castanhas, têm maior propensão a causar sonolência. Portanto, evite consumi-los em grandes porções no almoço.

3 – Cuidado com o açúcar e carboidratos simples

Alimentos doces ou ricos em carboidratos simples, como massas não integrais e pão branco, podem causar uma queda brusca nos níveis de açúcar no sangue, o que leva à sonolência. Por isso, é importante evitar o consumo desses alimentos para evitar esse efeito indesejado.

4 – Priorize o café da manhã

Um café da manhã balanceado ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ao longo do dia. Assim, evite comer em excesso no almoço para não sentir aquela sensação de fadiga.

5 – Mantenha-se hidratado

É fundamental beber água ao longo do dia para evitar confundir sede com fome. Tenha uma garrafa de água por perto e se hidrate regularmente.

6 – Exercícios Anti Sono

Uma caminhada ao ar livre, por exemplo, pode ajudar a reabastecer seu cérebro com oxigênio. Se não for possível sair, abra a janela e respire profundamente por alguns minutos. Essas práticas simples podem fazer toda a diferença.

Aproveite e potencialize aquele bronze quando sair para caminhar.