5 provas de que o exercício ajuda a mente

0
336
exercícios e saúde mental
Mente e corpo: todo mundo sai ganhando com os benefícios do yoga

No Dia da Atividade Física, explicamos as relações entre exercícios e saúde mental! Confira

Hoje (06/04), é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física! A data existe desde 2002, e foi criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para incentivar diversas ações ao redor do mundo em prol de um estilo de vida mais ativo.

Quando falamos em benefícios que os esportes trazem, muita gente já pensa nas vantagens para o corpo. “Como emagrecimento, controle da pressão arterial e do diabetes, diminuição do colesterol e prevenção de diversas doenças crônicas (Alzheimer, osteoporose…)”, exemplifica Luan Rodrigues, gerente de Departamento Técnico do grupo Bio Ritmo.

Mas exercícios e saúde mental também andam lado a lado. E a dupla é muito importante para conseguirmos lidar com a situação atual. “Durante a pandemia, o número de pessoas com depressão aumentou em aproximadamente 40%. E de ansiedade, 52%, indicou uma pesquisa da Fiocruz. E isso por três motivos: falta de tempo, de espaço e condições adequadas de trabalho”, complementa o especialista.

Leia mais: UNESCO: Educação Física ajuda no combate à Covid-19

Os limites confusos entre vida social e trabalho, a impossibilidade de frequentarmos ambientes sociais e as inseguranças da pandemia acabaram com a nossa produtividade também. “É aí que entra a atividade física. Ela dá uma força para o lado emocional de diversas formas”. Confira como:

Exercícios e saúde mental

1 – Libera as “substâncias do bem-estar”

Quando treinamos, dois hormônios são estimulados pelo cérebro — a serotonina e a endorfina. Eles estão diretamente ligados a sensações de bem-estar e prazer.

2 – Ajuda na concentração em outras tarefas

Diferentes movimentos e posições (seja um simples agachamento ou uma postura mais complexa de yoga) exigem foco, equilíbrio e consciência corporal para serem executados. Isso faz com que nossa concentração melhore — e com que possamos aplicá-la em diferentes situações, como no trabalho.

3 – Melhora a qualidade do sono

Um corpo mais relaxado e menos tenso tende a descansar com mais facilidade, melhorando as noites de sono e deixando você totalmente recuperado no dia seguinte.

4 – Dá um up na autoestima

“E na confiança, uma vez que você percebe que consegue superar desafios cada vez maiores”, afirma Luan.

5 – Pode ativar nosso lado social

As aulas coletivas são ótimos espaços para conhecer gente nova e interagir com a galera. Na impossibilidade de encontros pessoais, muita gente não abriu mão das salas virtuais para treinar (Bio Class que o diga, não é mesmo?).