5 provas de que o exercício ajuda a mente

0
2085
exercícios e saúde mental
Mente e corpo: todo mundo sai ganhando com os benefícios do yoga

Quando falamos dos benefícios que a atividade física traz, muita gente já pensa nas vantagens para o corpo. “Como emagrecimento, controle da pressão arterial e do diabetes, diminuição do colesterol e prevenção de diversas doenças crônicas (Alzheimer, osteoporose…)”, exemplifica Luan Rodrigues, gerente de Departamento Técnico do grupo Bio Ritmo.

Porém, exercícios e saúde mental também andam lado a lado. E a dupla é muito importante para conseguirmos lidar com a situação atual. “Durante a pandemia, o número de pessoas com depressão aumentou em aproximadamente 40%. E de ansiedade, 52%, indicou uma pesquisa da Fiocruz. E isso por três motivos: falta de tempo, de espaço e condições adequadas de trabalho”, complementa o especialista.

Leia mais: UNESCO: Educação Física ajuda no combate à Covid-19

Os limites confusos entre vida social e trabalho, a impossibilidade de frequentarmos ambientes sociais e as inseguranças da pandemia acabaram com a nossa produtividade também. “É aí que entra a atividade física. Ela dá uma força para o lado emocional de diversas formas”. Confira como:

Exercícios e saúde mental

1 – Libera as “substâncias do bem-estar”

Quando treinamos, dois hormônios são estimulados pelo cérebro — a serotonina e a endorfina. Eles estão diretamente ligados a sensações de bem-estar e prazer.

2 – Ajuda na concentração em outras tarefas

Diferentes movimentos e posições (seja um simples agachamento ou uma postura mais complexa de yoga) exigem foco, equilíbrio e consciência corporal para serem executados. Isso faz com que nossa concentração melhore — e com que possamos aplicá-la em diferentes situações, como no trabalho.

3 – Melhora a qualidade do sono

Um corpo mais relaxado e menos tenso tende a descansar com mais facilidade, melhorando as noites de sono e deixando você totalmente recuperado no dia seguinte.

4 – Dá um up na autoestima

“E na confiança, uma vez que você percebe que consegue superar desafios cada vez maiores”, afirma Luan.

5 – Pode ativar nosso lado social

As aulas coletivas são ótimos espaços para conhecer gente nova e interagir com a galera. Na impossibilidade de encontros pessoais, muita gente não abriu mão das salas virtuais para treinar (Bio Class que o diga, não é mesmo?).