UNESCO: Educação Física ajuda na recuperação da Covid

0
1255
UNESCO: Educação Física ajuda na recuperação da Covid

A agência da ONU lançou dois artigos que explicam a importância da Educação Física escolar para a recuperação da Covid-19 — tanto física quanto psicológica

De acordo com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), quase um quarto da população mundial tem condições de saúde prejudicadas, o que aumenta a vulnerabilidade desses grupos com relação ao novo coronavírus.

Pensando nisso, a instituição publicou dois materiais que reforçam o papel da Educação Física (desde a infância) no combate à doença. “A participação em programas de qualidade melhora a saúde física, diminui os problemas ligados à saúde mental e cria resiliência socioemocional”, diz uma nota publicada no site da Organização.

Leia mais: Iniciativa entre academias que incentivar os esportes

Educação Física x Educação Física de Qualidade

De acordo com a UNESCO, as duas expressões são muito diferentes — geralmente, a Educação Física de Qualidade é mais frequente na vida dos jovens, traz mais variedade de modalidades, assim como aposta na inclusão e se apoia em conteúdos confiáveis. Essas estratégias podem reduzir a obesidade em 30%, potencializar os resultados acadêmicos em 40% e colaborar para diminuição da depressão e ansiedade em até 30% (principalmente em meninas), complementa o material.

  • Outras vantagens são:
  • Aumento da expectativa e qualidade de vida;
  • Desenvolvimento de habilidades necessárias para os desafios da vida adulta;
  • Redução dos custos com a saúde da população
  • Filhos ativos e famílias mais saudáveis.