Qual a melhor hora do dia para tomar café?

0
3190
tomar café

Não, você não leu errado. Aparentemente, existe uma hora ideal do dia para tomar café, fazendo com que ele se torne mais efetivo com a menor quantidade possível — e deixe você mais alerta!

Para isso, pesquisadores do exército dos Estados Unidos estudaram o sono durante dez anos e criaram um algoritmo que indica, de maneira personalizada, o melhor momento para ingerir cafeína. O estudo foi publicado no Journal of Sleep Research, e foi realizado pensando nos hábitos de sono dos soldados norte-americanos: aproximadamente 40% deles dormem menos de cinco horas quando estão em suas casas — e a privação de sono é ainda mais extrema quando estão em combate.

O estudo mostrou que o algoritmo ajudou as pessoas a melhorarem seu estado de alerta em até 64%, sem a necessidade de consumir mais cafeína. Além disso, com a dosagem correta, foi verificado que as elas poderiam reduzir o consumo de cafeína em até 65% e ainda atingir o máximo de alerta possível.

Para chegarem a estes resultados, os estudiosos realizaram testes de “alerta” para determinar a rapidez com que as pessoas concluíam determinadas tarefas. Então, resultados eram fornecidos ao algoritmo, que foi capaz de prever como a privação do sono, o cronograma diário dos indivíduos e a cafeína afetavam seus estados de alerta durante diferentes momentos do dia.

Depois que o algoritmo possui a informação sobre como a pessoa responde à privação do sono e à cafeína, ele gera milhares de esquemas possíveis de ingestão de cafeína. Por fim, um programa de computador compara as previsões até encontrar os níveis máximos de alerta das pessoas.

Jaques Reifman, co-autor do estudo e cientista das Forças Armadas dos Estados Unidos, disse ao site MensHealth.com que o algoritmo foi desenvolvido para trabalhadores do exército, mas que os cidadãos comuns podem utilizá-lo para descobrir quando devem tomar café, de modo que estejam preparados para uma grande prova, reunião ou apresentação, por exemplo.

Para saber os horários recomendados para você, de acordo com seu padrão de sono, basta acessar a plataforma 2B-Alert (em inglês) e realizar seu cadastro.