Quais os benefícios do chocolate e a melhor opção?

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benefícios do chocolate

A Páscoa vem aí e a gente só quer saber de uma coisa: chocolate! Confira quais as melhores opções e os benefícios do chocolate

Quando o assunto é Páscoa, impossível não lembrar do doce clássico. Aparentemente, a tradição de presentear amigos e familiares com o chocolate em formato de ovo começou na França, no século XIX — uma adaptação à troca de ovos de galinha decorados que acontecia antes desse período.

Além de ser delicioso, os benefícios do chocolate são inúmeros. “Há a presença de polifenóis em sua composição, que possuem efeitos antioxidantes. Sem falar na teobromina e cafeína, substâncias estimulantes”, explica a nutricionista Fúlvia G. Hazarabedian, head do programa Bio Nutri. Ela listou todas as vantagens do alimento, confira:

Benefícios do chocolate

1 – Energia extra:

Como já dissemos, ele contém teobromina e cafeína. A proporção é de 10 para um, ou seja, há 10 vezes mais teobromina do que cafeína em uma barra. “Enquanto a primeira serve como um estimulante do sistema muscular, a segunda age no sistema nervoso central”, diz a especialista. Foco e gás, ou seja, tudo o que a gente precisa no treino!

2 – Melhora do humor:

Ingerir o alimento estimula a produção de feniletilamina. Ela, por sua vez, ativa o neurotransmissor serotonina, a “substância química do bem-estar.”

3 – Combate radicais livres:

Os polifenóis previnem a oxidação das células e a consequente formação dos radicais livres, moléculas relacionadas ao envelhecimento precoce e doenças crônicas.

Mas vale lembrar: quanto maior o teor de cacau, mais nutrientes o corpo consegue absorver. As melhores opções geralmente concentram acima de 70% do ingrediente (isso porque também costumam ter menos açúcares e gorduras). A nutri explica as principais diferenças entre os tipos de chocolate:

  • Chocolate ao leite: “A massa de cacau é substituída em parte por leite em pó, resultando em um sabor mais adocicado”;
  • Chocolate amargo: “Possui grande concentração de massa de cacau (mais que 60%) e pouco açúcar”;
  • Chocolate branco: “Contém manteiga de cacau no lugar da massa de cacau”;
  • Chocolate em pó: “É a amêndoa de cacau ralada destituída de manteiga de cacau. Pode ser amargo (recebe o nome de cacau em pó), meio amargo e doce”;
  • Achocolatado: “Usado para misturar com leite, é composto basicamente por chocolate, leite em pó e açúcar”;
  • Chocolate para cobertura: “Com muita manteiga de cacau para derreter com facilidade e garantir o brilho nas coberturas.”

Valores nutricionais em 100g de chocolate

Energia (Kcal)Proteína (g)Carboidrato (g)Gordura (g)
Chocolate ao leite5408,058,6730,67
Chocolate amargo5374,363,029,75
Chocolate meio amargo5503,562,431,9
Chocolate branco5509,6755,032,33