Benefícios do yoga e o que você precisa para começar

0
4189
exercícios e saúde mental
Mente e corpo: todo mundo sai ganhando com os benefícios do yoga

Muita gente resolveu apostar em hábitos que contribuem para o bem-estar geral no último ano. Dados do Google Trends mostram, por exemplo, que a busca por termos relacionados aos benefícios do yoga cresceram 25 pontos a partir de março de 2020, em uma escala de 0 a 100. Já as pesquisas sobre meditação também tiveram um aumento.

Isso mostra que os brasileiros parecem estar cada vez mais preocupados com a própria saúde (tanto física quanto mental), e uma grande parte já descobriu que práticas como o yoga podem ajudar bastante nesse quesito. Mariana Michelin, professora da Bio Ritmo e coordenadora dos estúdios Vidya, elenca algumas vantagens que ela pode trazer:

Benefícios do yoga

1 – Alonga e fortalece toda a musculatura do corpo, prevenindo e diminuindo dores;

2 – Melhora a concentração no trabalho e nas atividades do dia a dia;

3 – Diminui a ansiedade e, consequentemente, o stress;

4 – Ajuda a dormir melhor;

5 – Trabalha o autoconhecimento e a consciência corporal graças às posturas desafiadoras;

6 – Queima calorias: Mariana explica que, apesar de variar, aulas mais tranquilas gastam de 100 a 150 calorias. E sessões mais intensas, como o hot yoga, podem atingir 300!

Como começar a praticar yoga?

Seja em casa ou fora dela, geralmente não há contraindicações para fazer yoga. “Algumas pessoas com lesões específicas precisam evitar certas posturas e movimentos. Já o hot yoga não é indicado para grávidas, quem passou por cirurgias ou tem queimaduras recentes”, diz Mariana. Se esse não é o seu caso e você foi liberado pelo médico, já pode iniciar!

Antes da aula, vale separar um mat (tapetinho próprio para a prática), vestir roupas bem confortáveis e pegar uma garrafinha de água e uma toalha (principalmente se você for fazer o hot yoga).

Os cintos e blocos são outros materiais que auxiliam na execução de posturas, principalmente para os iniciantes. Algumas academias e estúdios (como a Bio e o Vidya) já fornecem esses equipamentos na hora, mas você pode levar os seus, se preferir.

Marque já sua aula na Bio e desfrute de todos os benefícios do yoga!