Tipos de Yoga: as diferenças e os benefícios de cada um

0
5526
tipos de yoga
Diferentes tipos de Yoga são aliados do bem-estar físico e mental

Você já leu aqui, no Bio Blog, que os brasileiros parecem estar cada vez mais preocupados com a própria saúde (tanto física quanto mental), e uma grande parte já descobriu que práticas como o yoga podem ajudar bastante nesse quesito. 

Para se ter uma ideia da dimensão que o yoga tomou mundo afora, uma pesquisa realizada em 2016 pelo Yoga Journal em parceria com Yoga Alliance, nos EUA, mostrou que o número de norte-americanos que praticam a atividade cresceu de 20,4 milhões em 2012 para 36 milhões em 2016 — mais de 50% de crescimento em apenas quatro anos.

O que talvez nem todo mundo saiba é que existem diversos tipos de yoga, realizados de maneiras diferentes, para objetivos específicos. Todos eles, no entanto, buscam integrar corpo e mente diminuindo o stress e a ansiedade, aumentando a flexibilidade e estimulando a consciência corporal.

Tipos de Yoga

Existem três tipos de yoga na Bio: Yoga, Air Yoga e Hot Yoga. De acordo com Mariana Michelin, professora da Bio Ritmo e coordenadora dos estúdios Vidya, eles foram escolhidos analisando a tendência do mercado internacional por uma maior busca das pessoas pela prática. Dessa forma, além do yoga tradicional, optaram por trazer duas modalidades que são bem diferentes e trazem enormes benefícios para o corpo e a mente, que são o Air Yoga e o Hot Yoga.

Yoga

Também conhecida como Hatha Yoga, nesta técnica milenar os principais objetivos são alinhamento postural e autoconhecimento, proporcionando bem-estar físico e mental. Aliada à meditação guiada, ela diminui o stress e melhora a qualidade do sono.

Air Yoga

Já no Air Yoga, as aulas são realizadas com tecidos fixados no teto, que permitem movimentos em suspensão. “É uma aula que acolhe o praticante por meio do contato do corpo com o tecido, trazendo conforto e momentos bem lúdicos, que relembram a infância, por conta do balanço”, explica Mariana. 

Nele, as posturas mais esperadas são as invertidas, onde o praticante fica de cabeça para baixo, pendurado no tecido suspenso.

Hot Yoga

Aqui, as posturas são feitas em um ambiente aquecido de 38 a 40°C. A aula é dinâmica e intensa, potencializando os benefícios da yoga tradicional pelo suor excessivo, que proporciona ainda mais relaxamento e bem-estar. Também é conhecida como “Sweat Yoga”.

Tipos de yoga: qual escolher e dicas para começar a praticar

“Comece devagar, no seu ritmo. Experimente as três modalidades até encontrar aquela com a qual você se identifica mais”, diz Mariana. O melhor tipo, de acordo com ela, é uma questão de gosto, já que há aulas mais intensas e mais tranquilas.

Aproveite para marcar seu horário e já realizar uma aula de yoga na Bio! 

A yoga auxilia no emagrecimento e na tonificação muscular?

Como ajuda a diminuir a ansiedade, a yoga pode ser extremamente benéfica para quem come muito por conta do transtorno, auxiliando no processo de emagrecimento. Também alonga e fortalece toda a musculatura do corpo.

A Hot Yoga, além de desinchar o corpo, é uma prática que queima cerca de 400 calorias por hora, segundo a especialista.

Tipos de yoga: o que vestir para as práticas

Para praticar yoga, é essencial vestir roupas confortáveis. Especificamente para o Hot Yoga, roupas de tecidos leves. Para o Air Yoga, o ideal são roupas sem zíperes ou aparatos que possam enganchar no tecido.