Tentando perder peso? Conheça 3 mitos do emagrecimento

0
3406
mitos do emagrecimento

Se você está tentando perder peso, é provável que já tenha pesquisado maneiras rápidas e fáceis de emagrecer. E, a essa altura, já deve saber que elas não existem. Por isso, hoje, em parceria com Liz Galvão do Levemente na Cozinha, parceira da Verde Campo, iremos te contar 3 mitos do emagrecimento que você já deve ter ouvido por aí…

3 mitos do emagrecimento

1 – Comer pouco

Comer muito menos do que seu organismo necessita ou ter uma dieta muito restrita não te fará perder peso. 

Talvez você até já tenha ouvido alguém falando: “Eu como tão pouquinho, e mesmo assim não emagreço”.  Isso acontece porque cada organismo precisa de uma quantidade suficiente de energia para funcionar bem, e essa energia é obtida por meio dos alimentos.

Caso a gente restrinja a oferta de energia que o corpo necessita, ele passa a não funcionar da maneira que deveria — o que pode prejudicar o metabolismo e retardar a queima de gordura.

2 – Comer carboidrato à noite engorda (ou cortar o carboidrato da dieta)

O carboidrato é um nutriente fundamental para a imunidade, disposição, energia e para o bom funcionamento do cérebro. Nem todos os alimentos que contém carboidrato são ruins para a saúde. 

O que devemos evitar são os alimentos que possuem carboidratos refinados, como açúcar e farinhas brancas, que possuem um alto índice glicêmico e são rapidamente absorvidos pelo organismo, muitas vezes convertidos em gordura nas nossas células. 

É possível se alimentar bem à noite com opções ricas em fibras, como tubérculos (batata doce, cará, mandioca, batata inglesa), cereais integrais e até frutas, desde que ingeridos dentro de uma dieta equilibrada. 

Leia também:
+ Não consegue perder peso? Entenda os motivos

3 – Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo

Cada organismo funciona de um jeito diferente, e a alimentação não é um padrão. Não existe uma regra a ser seguida, o importante é respeitar os sinais de fome e saciedade que o corpo dá. O que vai manter o metabolismo ativo é o estilo de vida: se alimentar bem (priorizando o consumo de alimentos naturais e de origem natural, com ação termogênica, antioxidante e anti-inflamatória), praticar atividade física, cuidar da sua mente e aliviar estresse do dia a dia, por exemplo. 

Outra forma de manter o metabolismo ativo é mudar as estratégias nutricionais e a dieta, para que o corpo não entre no chamado “efeito platô”, que é quando você se sente estagnado e não consegue mais emagrecer. Neste caso, quem deve te ajudar a estabelecer este plano é um nutricionista. 

Em resumo, o segredo para o emagrecimento saudável é manter uma dieta equilibrada, nutritiva e sem restrições. Outra dica que pode ajudar no seu processo de perda de peso é inserir boas fontes proteicas não apenas nas principais refeições, mas também nos lanches e na ceia, pois nosso organismo queima muitas calorias para digerir as proteínas. Você encontra diversas opções nas linhas de produtos da Verde Campo, como o cottage e os iogurtes e shakes proteicos.