“Por que eu sempre acordo cansado?” – Veja aqui 6 possíveis motivos

0
4467
sempre acordo cansado

Você vai dormir esperando uma noite renovadora de sono, mas sempre acorda pior do que quando foi deitar? “Por que eu sempre acordo cansado?” é um dos pensamentos que pairam pela sua cabeça, apostamos. Pois saiba que não está sozinho nessa. Abaixo, especialistas explicam os possíveis motivos.

“Por que eu sempre acordo cansado?”

Existem diversos motivos pelos quais você sempre acorda “com o pé esquerdo”. Aqui vão alguns deles:

Exposição à luz azul

Sim, é uma afirmação chata e você provavelmente já a ouviu várias vezes, mas a tela do seu celular (ou tablet, ou computador, ou televisão) influencia negativamente na qualidade do seu sono.

“Usar computadores, tablets, telefones celulares e TVs muito perto da hora de dormir pode inibir a liberação de melatonina e atrasar o início do sono, por isso é melhor desligá-los uma hora antes de dormir para evitar exposição extra”, diz o Dr. Peter Polos, membro da Academia Americana de Sono e especialista em Dados do Sono. Ele acrescenta que, geralmente, dormimos melhor em um quarto escuro e fresco (entre 19 e 20 graus).

Má higiene do sono

Ter uma boa higiene do sono significa manter um ambiente adequado e uma rotina diária que promovam um sono reparador. Fazer pequenos ajustes na roupa de cama ou na hora de dormir pode fazer uma diferença incrível. “Certifique-se de dormir em uma cama confortável que o apoie da cabeça aos pés”, diz o Dr. Polos. “Vale a pena procurar uma cama inteligente, que permite ajustar o conforto e a firmeza de cada lado da cama”.

Travesseiros são tão importantes quanto! O Dr. Polos diz para encontrar um que se adapte ao seu estilo de sono: vai depender se você dorme de lado ou precisa de suporte para o pescoço, por exemplo.

Ingerir muito álcool ou muita cafeína

A cafeína é um estimulante, e aquele cafezinho da tarde pode estar te afetando mais do que você imagina. “Algumas pessoas metabolizam a cafeína mais lentamente do que outras”, explica Robin M. Tucker, professora associada de Ciência Alimentar e Nutrição da Universidade Estadual de Michigan, que estuda a interseção entre nutrição e sono. E, embora o álcool seja um depressor, “ele pode atrapalhar os estágios REM do sono, impedindo que você entre no sono profundo necessário para a restauração”, acrescenta o Dr. Polos. Por isso, ele recomenda evitar qualquer substância até quatro horas antes de dormir.

Inércia do sono

Caso nunca tenha ouvido falar, a inércia do sono é o termo técnico para quando você se sente “grogue”de manhã. Você pode se sentir sem firmeza nos pés ou um pouco desorientado depois de sair da cama — seu cérebro está, basicamente, acordando.

“Estudos mostraram que o fluxo sanguíneo no cérebro é mais lento por até 30 minutos depois de acordar em comparação com antes de dormir”, explica a Dra Robin. Ela acrescenta que a sensação de sono dura de 15 minutos a uma hora para a maioria das pessoas, mas outras podem experimentá-la por várias horas.

“A inércia do sono geralmente dura mais após noites de sono insuficiente, especialmente se essas noites forem consecutivas”, diz ela. “Embora possa ser irritante não conseguir pular da cama e estar no seu melhor, alguns cientistas acreditam que a inércia do sono ajuda você a voltar a dormir rapidamente e evita despertares indesejados”. Com isso dito, “acredita-se que acordar durante os estágios profundos do sono causa inércia do sono mais grave”, acrescenta ela.

Por razões óbvias, pode ser um pouco complicado diferenciar entre esse estado meio “grogue” normal e a fadiga geral, mas o Dr. Polos diz que a inércia do sono geralmente desaparece quando o o dia progride, enquanto a exaustão mais persistente pode durar o dia todo, muitas vezes sendo aliviada apenas por mais sono ou cochilos.

Genética

É verdade que algumas pessoas são naturalmente notívagas e outras são matinais. “Estas coisas geralmente são geneticamente predeterminadas”, diz Polos. “Elas podem ser modificadas até certo ponto, mas normalmente uma não pode ser substituída pela outra.”

Distúrbios do sono

Distúrbios do sono, como insônia e apneia obstrutiva do sono, geralmente interferem no sono e na vigília. Pessoas com apneia do sono, em particular, são propensas a se sentir cansadas mesmo depois de uma noite inteira de sono. “Isso faz com que as vias aéreas se fechem repetidamente durante a noite”, explica Robin, que acorda você para respirar. “Você pode não se lembrar desses despertares, mas eles são perturbadores e podem fazer com que as pessoas não se sintam revigoradas depois de dormir”, acrescenta ela. Os principais sinais de apneia do sono são ronco intenso e sonolência diurna, e um teste de sono é necessário para o diagnóstico.

E, se você tem problemas para dormir, sabia que o Yoga pode ajudar a melhor a qualidade do seu sono? Na Bio, temos aulas de Yoga | Meditação que, além disso, visam alinhamento postural e autoconhecimento, proporcionando bem estar-físico e mental. A meditação guiada ainda diminui o stress e aumenta a imunidade. Marque já sua aula clicando aqui

Fonte: prevention.com