Muito além da hipertrofia: os benefícios do whey protein

0
3045
benefícios do whey protein

O whey protein já é um velho conhecido de quem treina, por ser comumente utilizado no pré ou pós-treino para o ganho de massa muscular. Porém, os benefícios do whey protein vão muito além da hipertrofia. A a nutricionista Liz Galvão, do Levemente na Cozinha, parceira da Verde Campo, nos ajudou a desvendar todos eles.

O que é o whey protein?

Antes de entender seus benefícios, você sabe exatamente do que é feito este suplemento tão conhecido nas academias? 

O whey protein é a proteína presente no soro do leite, extraída durante o processo de fabricação de queijos. É uma fonte concentrada de aminoácidos, principalmente os essenciais (entre eles os BCAAs — leucina, isoleucina e valina — fundamentais para a regeneração muscular). Além disso, é um suplemento de fácil e rápida absorção.

Existem 3 tipos de whey protein no mercado: 

  • Concentrado — sua composição é de 25 a 89% de proteína, o restante sendo lactose, gordura e outros componentes, Não é indicado para quem tem intolerância à lactose.
  • Isolado — possui uma quantidade maior de proteína, a partir de 90%, tem uma absorção mais rápida e de forma geral é bem aceito por intolerantes à lactose. 
  • Hidrolisado – neste, as proteínas já estão “quebradas” em porções menores e é indicado para pessoas com problemas de digestão, já que facilita este processo. 

Sua forma mais conhecida é a em pó, muito consumida em iogurtes e shakes proteicos. Você pode consumi-lo no café da manhã, lanches, pré ou pós-treino, ceia, e também usá-lo para criar diversas receitas. 

Leia também:
+ 4 opções de proteína pós-treino (além do whey)
+ Café da manhã proteico: 3 opções fáceis e deliciosas

Os benefícios do whey protein

1 – Importante fonte de proteína, pode ser consumido por qualquer pessoa que necessite deste nutriente, e não apenas por quem pratica alguma atividade física

2 – Auxilia a síntese de proteínas, a construção e renovação de tecidos, a preservação dos processos metabólicos e o fortalecimento de ossos e músculos

3 – Possui glutationa em sua composição, um potente antioxidante e anti-inflamatório

4 – Atua nos sistemas imunológico, gastrointestinal e cardiovascular, além de ajudar no humor

5 – Auxilia no emagrecimento, pois a proteína é um nutriente que possui alto ETA (que é o efeito térmico do alimento), ou seja: nosso corpo gasta mais calorias para digerir alimentos ricos em proteína. Mas, como qualquer alimento, se consumido em excesso pode acarretar no aumento de peso. 

Apesar de seus benefícios, assim como qualquer suplemento, é importante sempre procurar um profissional antes de iniciar seu consumo. Que tal aproveitar para marcar uma consulta na Bio Nutri

A Bio Nutri é uma consultoria alimentar personalizada de acordo com seus objetivos e necessidades, realizada pelo nosso time de nutricionistas. A consulta se adequa à sua disponibilidade, pois pode ser feita de forma online ou presencial, nas unidades.