Que tal perder calorias tomando um banho quente?

0
1005
perder-calorias

Nada melhor do que um bom banho quente quando queremos relaxar. Mas, você sabia que além do relaxamento, o banho quente também pode proporcionar uma significativa perda de calorias? Por mais chocante que possa parecer, essa foi a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Loughborough, na Inglaterra.

De acordo com a pesquisa, uma hora de banho quente —na banheira — é o suficiente para perder tantas calorias quanto fazer uma caminhada de meia hora. Imagina combinado com uma hora de treino na Bio?

Para chegar nesses resultados, o estudo foi realizado com 14 homens, em duas etapas. Na primeira, eles tiveram que fazer exercícios na bicicleta durante uma hora. Depois, ficaram submersos em água quente, a 40ºC, durante o mesmo período de tempo.

O gasto calórico foi maior durante os exercícios na bicicleta, porém, o gasto no banho foi equivalente a caminhar durante meia hora: 104 calorias foram pelo ralo. Isso tudo por conta do aumento da temperatura corporal causado pelo banho.

Banho quente x Exercícios Físicos

O Dr. Steve Faulkner, um dos autores do estudo, deixa claro que o banho não deve substituir os exercícios físicos, mas pode ser uma alternativa para pessoas impossibilitadas de realizar grandes cargas nos treinos.

“Os dados presentes indicam que o aquecimento passivo repetido (aquele que aumenta a temperatura corporal por meios externos, como, por exemplo, massagens, banhos de vapor e duchas quentes) pode fornecer uma alternativa aos exercícios para alguns indivíduos que são fisicamente mais frágeis para realizar atividade aeróbica prolongada a fim de melhorar a saúde de seu coração e vasos sanguíneos. Os possíveis benefícios terapêuticos do teste de aquecimento passivo requerem uma investigação mais extensa”, disse ele na conclusão da pesquisa.