Que tal perder calorias tomando um banho quente?

0
2741
perder-calorias

Nada melhor do que um bom banho quente quando queremos relaxar. Mas, você sabia que, além do relaxamento, o banho quente também pode te ajudar a perder calorias? Por mais chocante que possa parecer, essa foi a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Loughborough, na Inglaterra.

De acordo com a pesquisa, uma hora de banho quente —na banheira — é o suficiente para perder tantas calorias quanto fazer uma caminhada de meia hora. Imagina combinado com uma hora de treino na Bio?

Para chegar nesses resultados, o estudo foi realizado com 14 homens, em duas etapas. Na primeira, eles tiveram que fazer exercícios na bicicleta durante uma hora. Depois, ficaram submersos em água quente, a 40ºC, durante o mesmo período de tempo.

O gasto calórico foi maior durante os exercícios na bicicleta, porém, o gasto no banho foi equivalente a caminhar durante meia hora: 104 calorias foram pelo ralo. Isso tudo por conta do aumento da temperatura corporal causado pelo banho.

Banho quente x Exercícios Físicos

O Dr. Steve Faulkner, um dos autores do estudo, deixa claro que o banho não deve substituir os exercícios físicos, mas pode ser uma alternativa para pessoas impossibilitadas de realizar grandes cargas nos treinos.

“Os dados presentes indicam que o aquecimento passivo repetido (aquele que aumenta a temperatura corporal por meios externos, como, por exemplo, massagens, banhos de vapor e duchas quentes) pode fornecer uma alternativa aos exercícios para alguns indivíduos que são fisicamente mais frágeis para realizar atividade aeróbica prolongada a fim de melhorar a saúde de seu coração e vasos sanguíneos. Os possíveis benefícios terapêuticos do teste de aquecimento passivo requerem uma investigação mais extensa”, disse ele na conclusão da pesquisa. 

Por outro lado, treinar no frio também te ajuda a perder mais calorias, sabia?