7 benefícios do milho (e uma receita de dar água na boca!)

0
4298
benefícios do milho

O milho é um alimento muito consumido e apreciado em nosso país. E não sem razão: além de versátil, o cereal pode ser preparado de diversas formas e é muito saboroso. Para entender melhor quais são os benefícios do milho para nossa saúde, conversamos com Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e head da plataforma de nutrição Bio Nutri

A Bio Nutri é uma consultoria alimentar personalizada de acordo com seus objetivos e necessidades, realizada pelo nosso time de nutricionistas. A consulta se adequa à sua disponibilidade, pois pode ser feita de forma online ou presencial, nas unidades. Que tal marcar já a sua clicando aqui?

Benefícios do milho

1 – Auxilia no bom funcionamento do intestino

Isso acontece graças às suas fibras, que ajudam na proliferação de bactérias benéficas ao sistema digestivo. “Mas, não se esqueça: nada em excesso é bom para a saúde. O consumo exagerado de fibras, por exemplo, pode desregular a função intestinal”, diz Fúlvia.

2  – Previne doenças cardíacas

O milho é fonte de vitaminas do complexo B. A vitamina B6, em específico, ajuda a prevenir doenças cardíacas.

3 – Controla o colesterol

A vitamina B3, também presente no cereal, ajuda a controlar o nível de colesterol. Além disso, auxilia na circulação sanguínea e na ação de enzimas antioxidantes, que evitam o “envelhecimento” celular e doenças como o câncer. 

4 – Controla o açúcar no sangue

O manganês contido no milho ajuda a manter estáveis os níveis de glicose no sangue, assim como as fibras contidas no grão.

5 – Promove sensação de saciedade

Ainda por conta de seu número de fibras (cerca de 4,6 gramas em 100g de milho), o cereal promove sensação de saciedade, afastando a fome. 

Para se ter uma noção de quantidade, a Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão de 25g de fibras diariamente. 

6 – Dá energia

Além das vitaminas já citadas, o magnésio presente no milho atua na produção e no transporte de energia e proteínas, resultando no aumento da nossa disposição. Além disso, por conter carboidratos, é uma fonte saudável de energia.

7 – Ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico

Graças aos carotenoides (pigmentos avermelhados, alaranjados ou amarelados naturalmente encontrados em sementes, folhas, raízes, frutas e flores) contidos no milho, o alimento auxilia no bom funcionamento do nosso sistema imunológico. Isso significa uma maior proteção contra vírus, bactérias etc.

Receita com milho

Veja, a seguir, a receita com milho que Fúlvia preparou para o BIO Blog!

Bolo de milho

Ingredientes

3 xícaras (chá) de milho cozido (se possível, o natural)

200 ml de leite de coco

1/2 xícara (chá) de farinha de coco

1 xícara (chá) de fubá fino

3 colheres (sopa) de óleo de coco

3/4 xícara (chá) de adoçante xylitol

1 colher (sopa) de fermento químico

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que fique homogêneo. Em seguida, despeje a massa em uma forma com furo no meio e coloque para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos. Se quiser incrementar a apresentação, adicione coco tostado por cima do bolo na hora de servir. 

Bon appétit!