5 dicas para criar bons hábitos alimentares

0
3003
dicas para criar bons hábitos alimentares
Fitness food photo created by schantalao - www.freepik.com

Sabemos que nem sempre é fácil trocar a pizza no fim de semana por um prato nutricionalmente completo, mas é importante ter constância e manter uma alimentação saudável no dia a dia. Não adianta começar uma rotina e mantê-la por apenas um dia ou dois se você deseja ser uma pessoa mais saudável e/ou perder peso. Por isso, trouxemos hoje 5 dicas para criar bons hábitos alimentares:

Dicas para criar bons hábitos alimentares

1. Beba mais água

A maior parte do nosso corpo é composta por água – cerca de 60% do peso corporal total é composto por ela. Sendo assim, não é de se espantar que o líquido tenha funções essenciais em nosso organismo.Porém, evite beber grandes volumes de líquidos nas principais refeições. As bebidas causam uma distensão no estômago, o que dá a impressão de que cabem mais alimentos.

2. Coma com atenção 

O momento da refeição deve ser sagrado. Mesmo com a rotina corrida, procure reservar um tempo para comer sentado, com calma e sem distrações, como o celular. 
Isso ajuda na saciedade, já que você come mais devagar e até mastiga mais vezes os alimentos, o que é essencial para uma boa digestão.

3. Todo dia é dia de se alimentar bem

Deixe de lado pensamentos como “é final de semana, então eu posso tudo” e “hoje é o dia do lixo”. Esse tipo de atitude transforma uma boa alimentação em “obrigação” (algo ruim) e um day off em uma “recompensa” (algo bom). 

4. Planeje suas refeições ao longo do dia

Se organizar e saber o que vai comer do momento em que acorda ao momento que vai dormir evita que você coma “qualquer coisa” por pressa.  

5. Frequente locais com opções que se encaixam no seu plano alimentar

Explore restaurantes e cafés que lhe permitam escolher boas opções de pratos, lanches e sobremesas. 

Dica extra

Procure sempre um profissional ao realizar mudanças na alimentação. Que tal aproveitar para marcar uma consulta na Bio Nutri

Bio Nutri é uma consultoria alimentar personalizada de acordo com seus objetivos e necessidades, realizada pelo nosso time de nutricionistas. A consulta se adequa à sua disponibilidade, pois pode ser feita de forma online ou presencial, nas unidades.

Fonte: Liz Galvão, nutricionista do Levemente na Cozinha.