Por que você deveria beber mais água

0
3727
benefícios da água

Durante uma coletiva de imprensa da Eurocopa, o jogador da seleção portuguesa Cristiano Ronaldo não quis que garrafas de refrigerante ficassem próximas a ele. Então, as retirou de perto e disse: “Bebam água”. Cristiano é tido como exemplo de profissional que cuida rigorosamente de sua saúde, e todos deveríamos seguir seu exemplo. São diversos os benefícios da água para o nosso organismo, enquanto refrigerantes em excesso apenas o prejudicam.

A maior parte do nosso corpo é composta por água – cerca de 60% do peso corporal total é composto por ela. Sendo assim, não é de se espantar que o líquido tenha funções essenciais em nosso organismo. Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e head da plataforma de nutrição Bio Nutri, nos contou mais sobre o assunto.

Os benefícios da água para nossa saúde

1- Hidrata

Parece óbvio, mas não é. Quando você sente sede, já é indicação de que o organismo apresenta certo grau de desidratação. E é preciso estar hidratado para que a água cumpra os diversos papéis que possui em seu corpo — entre eles, os demais benefícios desta lista.

2-  Mantém a temperatura corporal 

É por isso que, ao praticar atividades físicas ou sentir calor, você sua. É a forma que o corpo encontra de controlar sua temperatura.

3 – Garante o bom funcionamento do intestino

Assim como as fibras, a água ajuda a manter os movimentos intestinais regulares. Ela é fundamental para que as etapas de absorção, digestão e excreção dos alimentos funcionem corretamente.

4 – Elimina toxinas

Por meio da urina, do suor e das fezes, o organismo utiliza a água para se livrar de tudo o que não é necessário, inclusive o que for tóxico a ele.

5 –  Melhora o funcionamento dos rins

Os rins são os órgãos responsáveis por “filtrar” as impurezas do nosso sangue, e cerca de 80% deles são compostos por água. 

6 – Mantém a pele saudável

A água fornece os nutrientes fundamentais para a saúde das células epiteliais e mantém a umidade ideal da pele, aumentando sua elasticidade — o que evita o aparecimento de linhas finas e rugas.

Água x Exercícios físicos

Durante a prática de exercícios físicos, a desidratação pode levar à redução do volume sanguíneo, o que causa queda da pressão arterial. E, ao praticar atividades físicas, além da perda de água, o suor elimina também diversos minerais, como sódio, cloro, potássio, magnésio, cálcio, ferro, cobre e zinco.

Por isso, lembre-se de sempre carregar uma garrafinha com você e manter-se hidratado!

A quantidade ideal de água

A pergunta que não quer calar é: “Qual quantidade de água eu devo beber por dia?”. As necessidades diárias de água para cada pessoa, no entanto, são influenciadas por diversos fatores, como composição da dieta, idade, gênero, situações especiais (gestação, lactação, patologias específicas, entre outros), condições ambientais e prática ou não de atividade física. Por isso, o ideal mesmo é conversar com um nutricionista (que tal marcar uma consultoria especializada na Bio?).

Mas, o consumo mínimo indicado continua sendo de 2L de água/dia, o equivalente aos conhecidos “oito copos de água”. E, apesar de muita gente questionar esse número, um estudo realizado pela Universidade de Sidney, na Austrália, mostrou que ele é, sim, válido. 

Para realizar a pesquisa, os cientistas monitoraram 2.148 homens e mulheres saudáveis, com idade média de 46 anos, durante sete anos. E os resultados mostraram que aqueles que tinham volume maior de urina — ou seja, aqueles que bebiam mais líquidos — eram menos suscetíveis a declínios na função renal.

“Acredite ou não, agora parece haver algum mérito e evidência em apoiar o ‘mito’ de que oito copos de líquido por dia são bons para os rins”, disse o Dr. William Clark, autor do estudo e nefrologista do London Health Sciences Centre, em Ontário, ao The New York Times.