Os benefícios de andar de bicicleta (e o que você precisa saber para começar)

0
2304
benefícios de andar de bicicleta

No dia 19 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. A data foi escolhida em memória de Pedro Davison, ciclista que foi fatalmente atropelado por um motorista alcoolizado na chamada faixa presidencial do Eixão Sul, em Brasília, neste mesmo dia do ano de 2006. A importância da prática de pedalar é um dos assuntos que devem ser trazidos à tona neste dia, para honrar Davison e todos os ciclistas do país. Confira, então, os principais benefícios de andar de bicicleta:

Os benefícios de andar de bicicleta

1 – Combate ao sedentarismo

O hábito de pedalar impede que você se torne — ou continue sendo — uma pessoa sedentária. “O sedentarismo é uma condição que leva à alta prevalência de morbidade por doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, infarto , derrame, demências etc.”, diz o Dr. Fabrício Buzatto, médico do esporte membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

2 – Melhora da resistência muscular

Kleber Leal, maratonista, triatleta e professor das aulas de Torq da Bio Ritmo, explica que, apesar de existirem vários tipos de ciclismo (sprint, fundo, profundidade etc.) de modo geral a prática aumenta a tonificação muscular, porque exige força. “Trabalhamos com carga e intensidade, que vão gerando força. O ganho de massa muscular também é possível, mas vai depender da forma e intensidade com que você treina”.

Por isso, independente de seu objetivo ao começar a andar de bicicleta, é sempre interessante passar por um avaliação física e traçar um plano de treinos. Que tal já marcar a sua na Bio

3 – Emagrecimento

Andar de bicicleta é uma grande aliada da perda de peso, já que ela acelera o metabolismo e a queima de calorias acontece de maneira mais rápida, evitando o acúmulo de gordura no organismo. 

4 – Baixo impacto

Quando você pedala, o impacto transmitido para as articulações — principalmente dos pés e joelhos — é baixo, já que quem o recebe primeiro é a bicicleta.

Como não leva à sobrecarga nas articulações, a atividade é ideal para pessoas com restrições a exercícios de alto impacto ou com doenças e lesões articulares, como artrose e artrite.

“Lesões podem ocorrer nos joelhos caso a posição sentada não esteja adequada. Dor na coluna é possível se não houver um bom trabalho de flexibilidade. Já lesões musculares e de tendões são mais comuns se a pedalada for exaustiva e repetitiva, sem bons intervalos de descanso”, esclarece o Dr. Páblius Staduto Braga, médico especialista em Medicina do Esporte pela SBMEE. Por isso, é essencial o acompanhamento de um profissional ao se iniciar qualquer tipo de atividade física.

5 – Rejuvenescimento do sistema imunológico

Andar de bicicleta ajuda a combater os efeitos do envelhecimento e rejuvenesce o sistema imunológico, de acordo com um estudo divulgado pelo Instituto de Inflamação e Envelhecimento da Universidade de Birmingham, na Inglaterra. 

Um órgão chamado timo, que produz células imunológicas chamadas células T, normalmente começa a encolher a partir dos 20 anos. Porém, a pesquisa mostrou que os timos de ciclistas mais velhos geram tantas células T quanto as dos jovens.

6 – Aumento do bem-estar

Outros três estudos (aqui, aqui e aqui) demonstraram que andar de bicicleta aumenta a saúde mental dos ciclistas, já que as pessoas que se deslocam de bicicleta são mais felizes e menos propensas à depressão do que aquelas que usam qualquer outro tipo de transporte.

Quantas vezes por semana devo andar de bicicleta?

O ideal, como toda atividade aeróbica, é acumular pelos menos 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de alta intensidade, de acordo com Fabrício. Desta forma, 30 minutos, de segunda a sexta já são suficientes.

Mas, de acordo com Kleber, não há problemas em pedalar todos os dias. “Como as aulas de Torq  são diferentes todos os dias, você acaba mudando as intensidades e as capacidades que trabalha nesses dias de aula”, explica.

O que é preciso saber antes de começar a pedalar

“Muitas pessoas não sabem que bicicleta tem tamanho. Às vezes, o tamanho ‘P’ de uma marca é totalmente diferente do de outra marca. Hoje em dia, existem os “bike fitters” nas lojas, que tiram sua medida e indicam o tamanho ideal de bike e qual selim você deve utilizar”, esclarece Kleber. 

Já nas aulas indoor, há inúmeros ajustes que podem ser feitos para que o aparelho fique o mais confortável possível para você, e o professor pode sempre te ajudar.

A vestimenta é outro fator primordial. Se você está pedalando, precisa de uma roupa adequada: “bermuda e camiseta de ciclismo, ou até mesmo uma camiseta leve, mas a bermuda de ciclismo é totalmente indicada. Porque não adianta você ter a melhor bicicleta se não consegue ficar meia hora sentado nela por falta da vestimenta correta”, finaliza o triatleta.