Como as terapias manuais ajudam no auxílio da dor

0
1765
terapias manuais

Os principais objetivos das terapias manuais são resolver dores e problemas de disfunções articulares, bem como fazer pequenos alinhamentos além do relaxamento muscular. 

Existem vários tipos, desde a massagem, que é a clássica e mais conhecida, até a quiropraxia e a osteopatia, além de outros tipos de técnicas, como mulligan, maitland e rolfing.

Terapias manuais: indicações

As terapias manuais são indicadas, principalmente, para pessoas com problemas na coluna (como dor lombar, dor lombar crônica, dor de cabeça, lesões musculares, lesões de tendões), são usadas em uma gama muito grande de lesões. 

Pacientes que tenham qualquer problema que atrapalha o dia a dia, como stress e dores musculares, por exemplo, se beneficiam muito destas terapias. O fisioterapeuta é quem escolhe e determina qual técnica é a melhor para ser utilizada em determinado problema, após avaliar o paciente. 

“Além de trabalhar na prevenção de lesões. Aqui atendemos muitos atletas amadores, corredores e triatletas que buscam a terapia manual para relaxamento muscular, retirada de catabólitos (“restos” da digestão, como a ureia, o CO2 e o ácido úrico, por exemplo) aumento da vascularização etc”, explica Guilherme Marques, fisioterapeuta da Kinex Fisio, espaço de massagem com unidades dentro da Bio Ritmo Paulista e Bio Ritmo Chácara Santo Antônio. “Então, com a massagem, a gente consegue aumentar o fluxo sanguíneo nas regiões tratadas. Também conseguimos, com aquelas “estraladas” na coluna, o relaxamento de algumas articulações que estejam com rigidez”. 

As células, ficam mais nutridas e com menos catabólitos. Desta forma, a massagem esportiva ajuda a retirar esses catabólicos e nutrir mais os tecidos. “Então, depois uma massagem, a gente fica com a pele mais quente, fica com os órgãos mais nutridos e vascularizados. E isso aumenta nossa recuperação muscular”, diz Guilherme.

Tipos de técnicas 

Geralmente, na quiropraxia são utilizadas técnicas manipulavas, que são aquelas “estraladas”, procurando sempre harmonizar as articulações. Normalmente, é mais utilizada em problemas articulares. A osteopatia é muito utilizada também com técnicas manipulavas, mas de forma mais “visceral”, mexendo em cima de órgãos como, por exemplo, em casos de gastrite, problemas no fígado ou nos rins, intestino etc., de modo que eles sejam estimulados para voltarem a trabalhar normalmente caso seja identificado um problema. 

Já mulligan, maitland, rolfin também são técnicas manuais que buscam alinhamento e a harmonia do corpo. “Na mulligan, geralmente o intuito é a harmonização articular. Na maitland, vamos buscar uma boa avaliação e tentar entender as disfunções e dores do paciente — e também possui manipulação e harmonização articular. E o rolfing mexe mais com fáscias (tecidos de revestimento e envolvem estruturas do nosso corpo, como músculos e vísceras, dando a elas sustentação e posicionamento durante os movimentos) de costas, pernas, ombros, quadris etc.”, finaliza Guilherme.

E por último, na dúvida, sempre procure ajuda de um profissional qualificado. Nas unidades Bio Ritmo Paulista e Bio Ritmo Chácara Santo Antônio você encontra o Espaço Kinex Fisioterapia, com profissionais disponíveis para aplicar uma massagem adequada após um treino pesado. Clique para saber mais.