Por que as mulheres vivem mais do que os homens?

0
596
mulheres vivem mais do que os homens
A ciência finalmente explica o mistério!

Talvez você tenha ouvido, em algum momento da vida, que as mulheres vivem mais do que os homens. Se achou que fosse apenas lenda urbana, saiba que está enganado — e quem comprova é a ciência!

Uma questão de cromossomos…e hormônios!

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia (EUA) revelou que os principais motivos pelos quais as mulheres vivem mais do que os homens são o hormônio feminino estrogênio e as extremidades dos cromossomos XX, que são maiores do que as dos cromossomos XY.

Para entender melhor, é preciso saber que nas “pontas” dos cromossomos existem estruturas chamadas “telômeros”, que são compostas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA não codificante. Sua função principal é impedir o desgaste do material genético, e por isso são de importância fundamental no estudo do envelhecimento humano. 

O que foi descoberto na recente pesquisa é que telômeros mais longos (como os das mulheres) protegem o organismo de doenças cardiovasculares e, em muitos casos, oferecem uma vida mais longa. “Alguns estudos experimentais sugerem, ainda, que a exposição ao estrogênio aumenta a atividade da telomerase, a enzima que protege e alonga os telômeros”, disse a Dra. Elissa Epel, principal autora do estudo, em apresentação dos resultados da tese no encontro anual da Sociedade Norte-Americana de Menopausa.

Se isto for realmente comprovado, será importante que as mulheres mantenham seus níveis de estrogênio equilibrados conforme alcançam a menopausa — e seus níveis hormonais caem. A Dra. Elissa, no entanto, advertiu que os telômeros podem ser encurtados prematuramente por estresse e por adversidades psicológicas crônica ou infantil.

Por isso, é de extrema importância cuidar também da saúde mental. Na Bio, temos aulas de Yoga | Meditação, que visam alinhamento postural e autoconhecimento, proporcionando bem estar-físico e mental. A meditação guiada ainda diminui o stress, melhora a qualidade do sono e aumenta a imunidade. Marque já sua aula clicando aqui