Prática de atividades físicas ajuda a prevenir o câncer de mama

0
1610
prática de atividades físicas ajuda a prevenir o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta mulheres em todo o mundo. Por isso, é extremamente importante saber como a prática de atividades físicas ajuda a prevenir o câncer de mama e garantir uma vida mais saudável para mulheres de todas as idades.

De acordo com uma pesquisa recente feita pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2021, e a doença ocupa a primeira posição no ranking de mortalidade por câncer entre as mulheres no país. Por isso, além de conhecer os fatores de risco e os sinais do câncer de mama, é fundamental saber como evitá-lo.

Prevenção: o primeiro passo para evitar o câncer de mama

O ginecologista e obstetra Dr. Domingos Mantelli explica que ainda não se sabe ao certo o que causa certos tipos de câncer, porém, o sedentarismo e a obesidade contribuem para a incidência da doença. E é aí que entra a atividade física, fundamental para que esses fatores de risco diminuam.

Quem faz do exercício físico uma prática regular possui menos chances de desenvolver câncer, já que a atividade física afeta a decomposição do hormônio estrogênio, contribuindo para diminuir o risco de câncer de mama nas mulheres, principalmente nas que estão na pós-menopausa.

Comece a se movimentar por 30 minutos ao dia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividade física leve ou moderada de forma rotineira. Isso não significa que você precisa virar um atleta da noite para o dia, mas que tal começar uma caminhada leve de 30 minutos diários?

Uma pesquisa recente feita pela USP provou que caminhar durante aproximadamente meia hora é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque, durante a prática, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. Além disso, a caminhada faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina e oxigenação do corpo.

Uma outra dica é começar a pedalar com mais frequência. A bike indoor é uma ótima opção para quem prefere o conforto de casa e ainda quer ter controle sobre o seu exercício. No Torq Cycle você tem acesso a mais de 400 treinos online e pode escolher o exercício por tempo e objetivo, assim você pedala no seu ritmo e sem cobranças. Isso sem falar que o treino equilibra as funções cardiorrespiratórias, ajuda a diminuir a pressão arterial, melhora a saúde do coração e protege o organismo contra problemas como trombose, infarto e AVC.

Yoga e seus benefícios na prevenção do câncer de mama

O que não faltam são opções para você se movimentar, então sem desculpas para dar o primeiro passo, hein? Caso esteja em busca de uma atividade mais tranquila e com resultados parecidos, saiba que o Yoga pode ser um grande aliado no tratamento de diversas doenças.

Uma pesquisa realizada pelo MD Anderson Cancer Center, uma das principais referências mundiais no tratamento do câncer, mostrou que a prática do Yoga, além de reduzir os níveis de cortisol (hormônios do estresse), promoveu a melhora no funcionamento do organismo das mulheres, principalmente nas suas tarefas diárias.

É importante destacar que a prevenção do câncer de mama engloba diversos fatores além da prática de atividade física, como manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável, evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e ir ao médico regularmente.

Agora que você descobriu como a prática de atividades físicas ajuda a prevenir o câncer de mama, que tal aproveitar para marcar seu horário e já realizar uma aula de yoga na Bio? 😉

por Daisy Santos