Sabia que o abacaxi ajuda a perder peso? Veja esse e mais benefícios

0
369
abacaxi ajuda a perder peso

Se você está tentando emagrecer, é provável que saiba que uma das melhores dicas é inserir mais frutas, legumes e verduras na alimentação. Mas, há uma fruta que vem se destacando quando o assunto é eliminar os quilos a mais…você sabia que o abacaxi ajuda a perder peso?

Os motivos? “O abacaxi ajuda a perder peso por ser considerado um alimento diurético (ajudando a eliminar a retenção de líquidos) e por conter fibras que auxiliam na saciedade e no funcionamento do intestino”, explica Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e head da plataforma de nutrição Bio Nutri

A Bio Nutri é uma consultoria alimentar personalizada de acordo com seus objetivos e necessidades, realizada pelo nosso time de nutricionistas. A consulta se adequa à sua disponibilidade, pois pode ser feita de forma online ou presencial, nas unidades. Que tal marcar já a sua clicando aqui?

Os benefícios do abacaxi

Além de ajudar no emagrecimento, a fruta oferece diversos outros benefícios para nossa saúde. Confira os principais deles:

1 – Promove sensação de saciedade

Como comentado anteriormente, o abacaxi é rico em fibras (aproximadamente 1g em cada 100g da fruta). “A combinação de água e fibras solúveis presentes no abacaxi auxiliam na sensação de saciedade, ajudando muito no processo de emagrecimento”, explica Fúlvia.

2 – Ajuda na hidratação

Você já sabe sobre a importância de beber bastante água todos os dias, certo? Pois o abacaxi pode ajudar – e muito! – a manter a hidratação necessária no corpo, já que 87% da fruta é composta de água.

3 – Auxilia no bom funcionamento do intestino

Isso acontece graças às suas fibras, que ajudam na proliferação de bactérias benéficas ao sistema digestivo. “Ele possui fibras solúveis, que são ótimas para ajudar no funcionamento do intestino e diminuir a absorção de glicose, gordura e colesterol.”, diz a nutricionista.

4 – Dá aquele “up” na energia

De acordo com Fúlvia, devido à sua participação na síntese de carboidratos, aminoácidos e colesterol, o abacaxi é responsável pela produção de energia.

5 – Sacia a vontade de comer doces 

Isso acontece por conta da bromelina — enzima anti-inflamatória contida na fruta — que auxilia na absorção de vitaminas e minerais, e que também tem papel importante no funcionamento do intestino. 

6 – Ajuda no bom funcionamento do sistema imunológico

O abacaxi é rico em manganês, micronutriente essencial para o sistema imune. A quantidade recomendada de manganês é de 2mg por dia. Em 100g de abacaxi, encontramos 0,77mg do mineral. Além disso, é antioxidante, o que o torna capaz de prevenir o envelhecimento precoce dos tecidos. 

As melhores receitas com abacaxi para perder peso

Mousse de abacaxi fit

Ingredientes

• ½ abacaxi sem casca
• 1 litro de leite de amêndoas
• 5 gotas de essência de baunilha
• 1 envelope de gelatina sem sabor
• 240ml de água morna

Modo de preparo

Dissolva o abacaxi e a gelatina em água fervente. Depois, leve a mistura para o liquidificador para bater com os outros ingredientes. Feito isto, você pode colocar o conteúdo em taças e levar à geladeira até o mousse atingir a consistência e a temperatura desejadas.

Suco de abacaxi

Ingredientes

• 2 fatias de abacaxi
• ½ limão
• 1 colher de sopa de vinagre de maçã
• 1 copo de água

Modo de preparo

É muito simples de preparar e é ideal tomá-lo todas as manhãs. Para isso, corte duas fatias da fruta fresca e leve ao liquidificador até obter um suco mais ralo.

A seguir, pegue um copo de água e adicione duas colheres de vinagre de maçã, o suco do meio limão e o suco obtido do abacaxi liquidificado anteriormente. “Pode parecer um pouco estranho, mas esse suco é maravilhoso não apenas para queimar gorduras, como também para melhorar a digestão. Portanto, não deixe de prová-lo!”, orienta a nutri.