Qual a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

0
4833
diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos

Temos quase 100% de certeza que você já ouviu falar sobre estes termos. Mas você sabe qual é a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

Para esclarecer essa dúvida de uma vez por todas, vamos às definições…

Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são, por definição, aqueles em que há a utilização do oxigênio para gerar energia. “São aqueles em que há aumento do batimento cardíaco, do metabolismo do corpo, e o treino é sustentado por tempo mais prolongado”, nos conta o Dr. Fabrício Buzatto, médico do esporte membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Quais são os exercícios aeróbicos?

Os principais tipo de exercício são caminhada, corrida, natação, pedalar.  “São aeróbicos, em que você mantém o ritmo por um período maior”, diz o médico. 

Os benefícios dos exercícios aeróbicos

Os principais benefício dos exercícios aeróbicos são a saúde cardiovascular, a melhora do perfil lipídico e do perfil de glicose, a diminuição do risco de desenvolver determinados tipos de câncer e o aumento da capacidade respiratória. “É o aumento da capacidade de correr e de fazer as atividades do dia a dia”.

Exercícios anaeróbicos

Os exercícios anaeróbicos são, por definição, aqueles que não envolvem um aumento na absorção e transporte de oxigênio. “Você produz energia de forma mais rápida, pois são exercícios de alta intensidade”, diz ele.

Quais são os exercícios anaeróbicos?

Musculação, HIIT, atletismo, algumas partes do crossfit, provas curtas de natação. “São atividades em que, praticamente, você utiliza energias que já estão acumuladas no corpo”. 

Os benefícios dos exercícios anaeróbicos

Os principais benefício dos exercícios anaeróbicos são o aumento da massa muscular (que também faz controle da pressão, controle glicêmico e de colesterol), a melhora da saúde óssea e o aumento de força, de acordo com Fabrício.

A diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos

Como você já deve ter notado, as principais diferenças entre um tipo e o outro são a utilização ou não de oxigênio para produzir energia, a intensidade de cada um e por quanto tempo conseguimos manter a execução dos exercícios.

Com qual frequência devo realizar exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

Segundo Fabrício, tudo irá depender do objetivo de cada pessoa, individualmente. “Pensando em saúde e qualidade de vida, pelo menos 150 minutos de atividade acumulada na semana”, explica ele. 

“Você pode fazer 30 minutos, cinco vezes na semana. Já se você for fazer o HIIT — exercício de alta intensidade —, podem ser 75 minutos, ou seja: cinco vezes de 15″. 

Os riscos dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos

Assim como com qualquer exercício, os riscos de ambos os tipos são em relação à prescrição. “Se o indivíduo treinar acima do seu limite, pode ficar exposto a lesões”, explica Thiago Moreira, gerente técnico da Bio.