Potencialize seus treinos com a eletroestimulação muscular (EMS)

0
3109
eletroestimulação muscular (EMS)

Se você treina com frequência, é bastante possível que já tenha ouvido falar em eletroestimulação muscular (EMS). A modalidade está cada vez mais popular e acaba de chegar na Bio Ritmo em uma aula exclusiva, a VOLT.  

Mas, primeiro, vamos entender…

O que é eletroestimulação muscular (EMS)?

A tecnologia, de origem alemã, é constituída de estímulos elétricos que otimizam o recrutamento das fibras musculares e não impõem sobrecarga extra às articulações, comparado ao treino convencional. Na Bio, utilizamos a chamada WB EMS (eletroestimulação muscular do corpo inteiro), que ajuda na preparação física e na recuperação de atividades intensas e na prevenção de lesões articulares, além de potencializar a ativação muscular por meio do traje especialmente desenvolvido para proporcionar conforto e mobilidade.

“Nosso traje é totalmente livre de fios e cabos que limitam os movimentos corporais, permitindo que você execute uma grande variedade de exercícios confortavelmente”. Importante frisar: você não receberá choques! “O pulso elétrico não causa desconforto”. Quem explica é o professor responsável pelas aulas de VOLT da Bio, Bruno Salmen.

A aula de eletroestimulação muscular (EMS) da Bio: VOLT ⚡

Ainda de acordo com Bruno, a aula de VOLT se adapta a qualquer objetivo, biotipo, modalidade de treino ou esporte.

“Ela é indicada para qualquer objetivo. Para quem quer hipertrofia, emagrecimento, fortalecimento ou reabilitação, o treino VOLT é um potencializador da ação muscular, além do fato de não gerar sobrecarga nas articulações para quem tem lesões ou restrições”.

Para quem deseja hipertrofia, a ideia é que o aluno treino de 2 a 3 vezes na semana, por conta do intervalo de recuperação entre os estímulos.O que muda no treino de hipertrofia é a intensidade do treino, que trabalha num hertz maior do que de uma pessoa que tem o emagrecimento como objetivo principal. “O que importa é a qualidade e a característica do treino, e não a frequência semanal”, explica.

Já para quem deseja perder peso, o treino VOLT auxilia no processo de emagrecimento elevando a frequência cardíaca e o consumo de oxigênio e, consequentemente, o gasto energético.

Além disso, a aula potencializa o recrutamento muscular do corpo inteiro em uma única sessão e otimiza os resultados do treino convencional de forma rápida, já que cada aula possui, em média, apenas 20 minutos de duração. 

Vale lembrar, no entanto, que a EMS não substitui o treino convencional. “O treino tradicional é fundamental para controle e progressão de carga e controle de volume, e com a EMS não conseguimos ter esse controle tão preciso. Por esse motivo, ela é um complemento — e não um substituto”, afirma o professor.

VOLT: de iniciantes à alta performance

Bruno garante que as aulas foram pensadas tanto para quem começou a treinar agora como para quem já é expert no assunto. “Os equipamentos foram desenvolvidos para atletas amadores e de alta performance, entusiastas do esporte e até pessoas sedentárias que desejam começar a se exercitar. Também são usados em pacientes durante tratamentos fisioterapêuticos”, esclarece.

Os benefícios da aula de VOLT

Os principais benefícios da aula de VOLT são:

  • Potencializa os treinos de alto rendimento ou acelera a recuperação pós-treinamentos e pós-competições;
  • Ativa e fortalece conjuntos musculares de diferentes partes do corpo, como abdômen, glúteos e pernas;
  • Diminui a gordura corporal e a flacidez;
  • Aumenta a força, assim como melhora a parte motora e a resistência corporal;
  • Estimula o fluxo sanguíneo da pele.

Se interessou? Por enquanto, as aulas estão disponíveis nas unidades Campo Belo e Moema. Reserva já a sua clicando aqui