11 maneiras de melhorar sua saúde em menos de um minuto

0
1976
melhorar sua saúde
Tomar chá verde é uma das maneiras fáceis e rápidas de melhorar sua saúde!

Quando pensamos em maneiras de melhorar nossa saúde, é normal que venham à mente objetivos de longo prazo, como se alimentar de forma saudável, começar uma rotina de exercícios físicos e ter um sono de qualidade

Tudo isso, de fato, deve ser feito. Mas há, também, pequenas ações que podem te ajudar a melhorar sua saúde — e não demandam mais do que um minutinho. 

Beba água ao acordar

Em jejum, antes mesmo do café, beba um grande copo d’água. A dica é do Dr. Will Bulsiewicz,  gastroenterologista. “Você não apenas está super desidratado por dormir a noite toda e talvez levantar para ir ao banheiro uma ou duas vezes, mas optar por água antes do café também irá ativar seu cérebro, rins e intestino mais rápido – e você descobrirá que está mais afiado e consegue acordar com mais facilidade”. 

Turbine seu café da manhã

Alimente-se com proteínas pela manhã. Comer proteína pela manhã ajuda a manter os níveis de açúcar e energia no sangue estáveis durante toda a manhã, o que significa que sua fome e humor também ficarão menos oscilantes.

Use fio dental

Com prática, é possível passar o fio dental em todos os dentes em menos de um minuto. “As laterais dos dentes são onde os alimentos e as bactérias se acumulam e causam problemas”, explica Sargon Lazarof, dentista de Los Angeles.

Beba uma xícara de chá

Diversos tipos de chá verde requerem apenas um minuto de infusão e oferecem uma bebida que traz grande impacto na saúde. De fato, beber chá verde pelo menos três vezes por semana foi associado a um risco aproximadamente 25% menor de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Prepare lanches para o dia

Tire um minutinho todas as manhãs – ou noites – e corte pelo menos uma fruta e/ou legumes para fazer um lanche durante o dia. É uma maneira muito fácil de aumentar sua ingestão de fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos anti-inflamatórios, que fazem coisas como melhorar a digestão, manter a pele saudável e ajudar a manter o açúcar no sangue estável e tornar seu corpo mais resistente aos danos do dia a dia.

Além disso, uma pesquisa recente sugere que adicionar frutas e vegetais frescos à sua rotina pode melhorar seu humor e sua motivação. 

Construa ossos mais fortes

Correr um minuto por dia é o suficiente para ajudar na saúde óssea de mulheres, de acordo com um estudo publicado pelo periódico médico International Journal of Epidemiology, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

A autora principal da pesquisa, Dra. Victoria Stiles, professora sênior de Ciências do Esporte e da Saúde na Universidade de Exeter, e sua equipe descobriram que as mulheres que faziam rápidos “tiros” de atividades de alta intensidade com suporte de peso corporal (basicamente, uma corrida de ritmo médio para mulheres mais jovens e corridas leves para mulheres mais velhas) tiveram uma saúde óssea 4% melhor do que aquelas que faziam menos de um minuto por dia.

E, aparentemente, quanto mais, melhor: os pesquisadores descobriram, ainda, que as mulheres que faziam mais de dois minutos por dia tinham uma saúde óssea 6% melhor.

Ajuste o ar-condicionado

“Abaixe a temperatura de dois a três graus após o jantar e mais dois a três na hora de dormir, com uma meta de cerca de 18 graus celsius”, diz W. Christopher Winter, médico autor de The Sleep Solution. “Em temperaturas mais baixas, tendemos a dormir mais profundamente”.

Diminua as luzes

Quando o sol se puser, espelhe essa escuridão dentro de sua casa, diminuindo as luzes. “Esta tarefa simples ajuda a promover a produção do hormônio melatonina, que tem um efeito sedativo”, diz o Dr. Winter. Isso significa que você vai adormecer mais rápido.

Aplique protetor solar no rosto

Você deve ser capaz de aplicar protetor solar adequadamente em seu rosto todas as manhãs em um minuto ou menos, diz Maritza I. Perez, médica e vice-presidente sênior da Fundação do Câncer de Pele dos EUA. “Use uma porção do tamanho de uma moeda para cobertura total, incluindo as áreas ao redor das pálpebras e do nariz”.

Enxugue as mãos

Em um mundo pandêmico, você provavelmente já sabe que deve lavar suas mãos durante 20 segundos — no mínimo. Mas, não para por aí. “Você precisa levar mais 20 segundos secando as mãos adequadamente”, diz Jeffrey D. Klausner, médico professor de medicina e saúde pública da Universidade da Califórnia. Mãos úmidas são mais suscetíveis a germes.

Levante-se!

“Acredita-se que, quando ficamos sentados por períodos prolongados, as toxinas também ficam, o que promove danos aos nossos vasos sanguíneos, aumentando nosso risco de doenças cardíacas e doenças relacionadas”, diz Monique Tello, médica e instrutora clínica da Harvard Medical School, em Boston. Para combater o efeito, ela recomenda levantar-se uma vez por hora para ajudar a reduzir o efeito prejudicial nos vasos sanguíneos.

Fonte: prevention.com