Buscando um lanchinho saudável? Invista na pipoca!

0
25523
benefícios da pipoca

Como já contamos aqui no BIO Blog, o milho é um alimento muito consumido e apreciado em nosso país, e uma de suas principais formas de preparo para consumo é a pipoca, tão adorada por tantos de nós! Mas, quais serão os benefícios da pipoca para sua saúde?

Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e head da plataforma de nutrição Bio Nutri, nos contou tudo acerca deste cereal natural integral. De acordo com ela, uma das grandes vantagens do milho em relação aos outros cereais é que, durante a industrialização, ele não perde a casca, onde está grande parte de suas fibras e seus nutrientes. 

A pipoca pode ser aderida na dieta por ser um lanchinho saudável e nutritivo, com poucas calorias e pouca gordura, porém, rica em fibras. A pipoca saudável é aquela preparada diretamente do grão do milho, sem adição de muito sal, óleo, manteiga ou conservantes, e sem ser a versão pronta ou para micro-ondas. 

“Uma dica é utilizar outros ingredientes para deixá-la mais saborosa, como pouca quantidade de sal e temperos como pimenta, cúrcuma, alecrim, curry ou até mesmo pasta de amendoim e cacau ou canela em pó”, diz Fúlvia.

Benefícios da pipoca

1- Auxilia no combate ao envelhecimento

A pipoca é  uma rica fonte de polifenóis, micronutrientes que possuem função antioxidante no organismo. Como protegem as células do contra os danos dos radicais livres, eles desaceleram o processo de envelhecimento.

2 – Ajuda a prevenir o câncer

Os polifenóis presentes na pipoca possuem outra função: ajudam na prevenção de doenças degenerativas, como o câncer.

3 – Promove sensação de saciedade

Por conta de seu número de fibras (cerca de 1,1 gramas em 100g de pipoca), o cereal promove sensação de saciedade, afastando a fome.

4 – É rica em vitaminas do complexo B

A vitamina B6 ajuda a prevenir doenças cardíacas, e a B3 ajuda a controlar o nível de colesterol.

5 – Possui manganês e magnésio

O primeiro ajuda a manter estáveis os níveis de glicose no sangue, e o segundo atua na produção e transporte de energia e proteínas, resultando no aumento da nossa disposição. Ambos estão presentes na casca do milho.

Receita: pipoca funcional com alecrim e açafrão

Ingredientes

  • 3/4 de xícara de milho para pipoca
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 colher de café de açafrão
  • Sal

Modo de preparo

Despeje o milho na panela e adicione o azeite. Quando a primeira pipoca estourar, adicione o açafrão igualmente sobre o milho e tampe a panela. Mexa a panela tampada sobre o fogo de vez em quando, para não queimar. Depois de terminado, adicione o alecrim e o sal a gosto.

Ficou com água na boca? Aprecie sem exageros! “Qualquer coisa em excesso não é algo bom para a saúde, e o consumo exagerado de fibras, por exemplo, pode causar prisão de ventre ao invés de regular o intestino”, alerta Fúlvia.