Exercícios abdominais para apostar já

0
3214
exercícios abdominais

Especialista aponta os benefícios dos exercícios abdominais e indica quais são seus preferidos

Quem fala que o tempo passa rápido, provavelmente nunca teve que encarar um minuto na posição de prancha! Apesar de desafiadores, os exercícios abdominais servem para fortalecer e estabilizar o core, conhecido também como “centro do corpo”.

E se você pensa que incluir os movimentos nos treinos não vai trazer nenhum benefício funcional, está muito enganado(a)! Luan Rodrigues, gerente de Departamento Técnico do grupo Bio Ritmo, explica quais as vantagens de trabalharmos a região:

1 – Evita sobrecarga na coluna: “E, consequentemente, diminui as chances de lesão e dores nas costas”;

2 – Melhora o desempenho: “Pois há mais controle corporal na hora de realizar exercícios [sejam eles corrida, musculação…]”;

3 – Postura mais ereta: “O que melhora a qualidade de vida. Mas devemos tomar cuidado para não ficar muito tempo sentado(a) ou deitado na mesma posição.”

5 exercícios abdominais para incluir na rotina

Luan explica que para indicar os melhores exercícios abdominais, o instrutor precisa, primeiro, conhecer o nível de condicionamento físico do aluno. Mas, pensando em uma progressão, ele recomenda:

1º – Prancha no solo

Deite-se de barriga para baixo em um colchonete. Com os pés afastados na largura do quadril, apoie os antebraços no chão (eles devem estar paralelos um ao outro) e suba o corpo, deixando a coluna ereta (os glúteos não podem ficar nem muito levantados, e nem muito abaixados).

Mantenha a posição o máximo que conseguir. “É um exercício de isometria com base estável. Ou seja, não há movimento e é feito no chão, o que facilita.”

2º – Abdominal supra

Deite de barriga para cima e flexione as pernas, mantendo os pés apoiados no chão e os joelhos em direção ao teto. Levante o tronco e suba. Retorne à posição inicial. “Já este utiliza movimento e o peso do corpo.”

3º – Abdominal máquina

Sente-se no equipamento, colocando os pés nos lugares indicados e segurando nas manilhas acima da cabeça. Ajuste a carga e realize o movimento. “Ele pode ser mais desafiador porque tem a carga adicional.”

4º – Prancha no bosu

Realize a prancha com as mãos apoiadas no bosu! “A base instável exige mais força e equilíbrio.”