Exercícios físicos aumentam a eficácia das vacinas, diz estudo

0
1988
exercícios físicos aumentam eficácia das vacinas

Você provavelmente já sabe que realizar atividades físicas é uma das maneiras mais efetivas de se manter saudável e prevenir doenças. Agora, um estudo recente demonstra um novo benefício: os exercícios físicos aumentam a eficácia das vacinas.

A pesquisa, publicada na revista Sports Medicine, mostrou que realizar atividade físicas regularmente reduz o risco de adoecer e morrer de doenças infecciosas em mais de um terço, além de aumentar nossa resposta imunológica às vacinas.

Ainda de acordo com os cientistas, 30 minutos de atividade física realizados cinco dias por semana reduzem o risco de adoecer e morrer de doenças infecciosas em 37%. Para chegar a este resultados, foram analisadas seis pesquisas envolvendo mais de meio milhão de participantes.

Boost no sistema imunológico

E não para por aí. Os pesquisadores também analisaram 35 ensaios clínicos randomizados independentes — o padrão ouro para evidências científicas — e encontraram evidências consistentes de que o exercício físico regular eleva os níveis do anticorpo imunoglobulina IgA, responsável por revestir a membrana mucosa de nossos pulmões e de outras partes do corpo onde vírus e bactérias possam entrar.

Eles também descobriram que praticar atividades físicas regularmente ainda aumenta o número de linfócitos T CD4+, que alertam o sistema imunológico sobre um ataque e regulam sua resposta.

Por fim, ao analisar todas estas pesquisas, os cientistas verificaram que as vacinas parecem mais eficazes quando administradas após um programa de atividade física: uma pessoa ativa tem 50% mais probabilidade de ter uma contagem alta de anticorpos após a vacina do que um indivíduo sedentário. 

Mais um motivo para criar hábitos que te façam se apaixonar pela atividade física e manter a motivação no treino! 😉

Agora que você já sabe as maravilhas que a prática de atividades físicas pode fazer pela sua saúde, que tal marcar um treino na Bio?