Como diminuir as dores musculares pós-treino

0
3825
dores musculares

Você começa um novo treino e lá vem elas, as incômodas e nada bem-vindas dores musculares. Às vezes, elas até podem ser motivo para que muitas pessoas percam a motivação em treinar. Mas, então, o que fazer para diminuí-las?

Antes de falarmos sobre como reduzir as dores musculares, precisamos entender exatamente o que são essas dores. Para isso, conversamos com profissional de Educação Física Diego Villalobo.

Como acontecem as dores musculares?

A dor muscular, menos popularmente conhecida como “mialgia”, é geralmente o resultado do processo inflamatório nas fibras musculares, que acontece quando estas se rompem ou sofrem pequenas fissuras.  

“É daí que vem o incômodo. A intensidade da dor pode variar de leve desconforto até uma dor aguda. Este desconforto pode durar até 72 horas”, explica ele.

Por que sentimos dores musculares após treinar?

Quando uma pessoa começa a treinar, este sintoma é considerado normal e acontece por dois motivos: o acúmulo de ácido lático nos músculos e, como comentado anteriormente, as microlesões ocorridas na execução dos movimentos.

5 dicas para diminuir as dores musculares

1 – Descanse

Descanse a musculatura trabalhada pelo tempo apropriado indicado pelo seu professor. Não é necessário evitar o treino do dia seguinte, porém, é interessante reduzir o trabalho da região dolorida.

2 – Durma bem

Uma boa noite de sono auxilia na recuperação geral do corpo. Logo, dormir apropriadamente ajudará na redução da dor muscular.

3 – Tenha uma alimentação equilibrada

Pode não parecer óbvia a conexão, porém, uma alimentação equilibrada pode auxiliar na recuperação mais rápida das dores musculares (consulte sempre um nutricionista para indicar o melhor plano para você. Que tal já marcar sua consulta na Bio Nutri?).

4 – Massageie a região dolorida

Massagem local e compressa de gelo são métodos que podem acelerar a diminuição das dores ocorridas no pós-treino.

Nas unidades Bio Ritmo Paulista e Bio Ritmo Chácara Santo Antônio você encontra o Espaço Kinex Fisioterapia, com profissionais disponíveis para aplicar uma massagem adequada após um treino pesado. Clique para saber mais!

5 – Realize atividades físicas de menor intensidade

Fazer atividades físicas de menor intensidade servem de auxílio na rápida recuperação das dores musculares.

A dica final de Diego é: não se assuste com as dores pós-treino. “Em algumas ocasiões, na troca de treino ou no início de novas atividades, elas provavelmente irão aparecer. Mas, logo irão embora”. E os benefícios do treino ficam!